Cras Móvel inicia atividades de 2014 na região do Mochuara
Por Marketing, postado em 17/03/2014
![O Cras Móvel atende, preferencialmente, famílias de localidades rurais que se encontram em situação de vulnerabilidade social.FOTO: Semco/Lucas Calazans](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/06/cras_adia1.jpg)
O Cras Móvel atende, preferencialmente, famílias de localidades rurais que se encontram em situação de vulnerabilidade social.FOTO: Semco/Lucas Calazans
A equipe do Cras Móvel inicia as atividades de 2014 neste mês de março, na região do Mochuara. Nesse ano foi possível traçar um planejamento completo das ações até novembro, com proposta de criação de um cronograma de atendimento que visa a atingir todos os bairros da região 13, na zona rural do município. O ônibus do Cras Móvel estará, a partir de 17 de março, atendendo o bairro Mochuara. Na sequência, a equipe com o veículo segue para Cachoeirinha, Sabão e Cangaíba. Ao longo do ano, os demais bairros serão atendidos de acordo com a demanda e o cronograma estabelecido pela da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
O objetivo do Cras Móvel é atender as famílias de localidades rurais que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que estão dispersas no território onde vivem. São ofertados serviços da assistência social, benefícios do governo, como inclusão no Cadastro Único para acesso a benefícios do Governo Federal; auxílio natalidade, do governo municipal; cesta emergencial; desconto de Tarifa Social de energia e de água; além de encaminhamentos para cursos profissionalizantes (Pronatec), benefícios do INSS, Defensoria Pública, Justiça, Saúde, entre outros.
Este ano, o Cras Móvel contará com maior envolvimento de secretarias da Prefeitura, fortalecendo a articulação imprescindível à garantia da interdisciplinaridade e da intersetorialidade do trabalho. São parceiras as secretarias de Agricultura (Semag), de Meio Ambiente (Semmam), de Cultura (Semcult), de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semdur), de Cidadania e Trabalho (Semcit), e de Saúde (Semus). O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) também está envolvido nas ações. As comunidades podem solicitar os serviços do Cras Móvel pelos telefones 3346-6330 e 3346-6331, na Gerência de Proteção Social Básica da Semas.
2013
Em 2013, ano de início das atividades do Cras Móvel, em Cariacica, foram atendidas as localidades rurais de Roda D’agua, Taquaruçu, Cachoeirinha, Sabão e Mochuara, além dos bairros Jardim Campo Verde, Vila Rica, Santo André, São Geraldo 2, Padre Gabriel, Nova Brasília e Campo Belo, na área urbana da cidade. As famílias foram acolhidas, encaminhadas, orientadas sobre os serviços, e incluídas em cadastros do governo. As famílias com necessidades de acompanhamento foram encaminhadas para um Cras fixo mais próximo de sua residência.
De acordo com Cristina de Souza, gerente de Proteção Social Básica da Semas, a ideia é dar autonomia às famílias atendidas inicialmente. “Estamos retornando, em 2014, a algumas comunidades, pois existe a necessidade urgente de atender e dar continuidade às atividades com as famílias referenciadas em 2013 e que ainda permanecem fragilizadas devido à vulnerabilidade social. Vamos traçar novas articulações com a rede, para enfrentamento e superação, levando-as ao plano de emancipação”, planeja.
Mudança
De acordo com a nova proposta de abrangência dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), a Secretaria de Assistência Social estabeleceu que, a partir de 2014, o Cras Móvel fica responsável pelos seguintes bairros da região 13, que deixaram de ser atendidos no Plantão Social devido a sua extinção:
- Setor 1: Alegre, Boa Vista, Encantado, Mumbeca (Quitungo Velho), Mungumba, Roda D’ Agua, Taquaruçu, Trincheira.
- Setor 2: Azeredo, Boca do Mato, Cangaíba, Moxuara, Roças Velhas.
- Setor 3: Aritoá, Destacamento de Baixo, Destacamento de Cima, Duas Bocas, Morro do Óleo, Patioba, Sertão Velho.
- Setor 4: Cachoeirinha, Maricará, Sabão.
- Setor 5: Capoeira Grande, Ibiapaba II.
- Setor 6: Biririca, Boqueirão, Pau Amarelo.
Serviço
Calendário de atendimentos do Cras Móvel, em 2014*
- Mochuara: março - dias 10 e 12 (divulgação); e dia 17 (início do atendimento)
- Cachoeirinha/Sabão: abril – dias 1º e 3 (divulgação); e dia 7 (início do atendimento)
- Cangaíba: maio – dias 5 e 6 (divulgação); e dia 7 (início do atendimento)
- Ibiapaba, Boca do Mato: maio e junho – dias 19 e 21 (divulgação); e dia 26 (início do atendimento)
- Capoeira Grande: junho – dias 9 e 10 (divulgação); e dia 11 (início do atendimento)
- Maricará: junho e julho – dias 25 e 26 (divulgação); e dia 30 (início do atendimento)
- Pau Amarelo/Biririca/Boqueirão: julho – dias 14 e 16 (divulgação); e dia 21 (início do atendimento)
- Destacamento de Baixo/Cima, Aritoá (Duas Bocas): agosto – dias 4 e 6 (divulgação); e dia 11 (início do atendimento)
- Morro do Óleo, Patioba, Sertão Velho: agosto e setembro – dias 25 e 27 (divulgação); e dia 1º (início do atendimento)
- Azeredo, Roças Velhas: setembro e outubro – dias 15 e 17 (divulgação); e dia 22 (início do atendimento)
- Alegre, Boa Vista, Mumbeca, Encantado: outubro – dias 6 e 8 (divulgação); e dia 13 (início do atendimento)
- Taquaruçu, Trincheira, Mungumba, Roda D’Água: outubro e novembro – dias 27 e 29 (divulgação); e dia 3(início do atendimento)
(*sujeito a alterações)
De setembro a dezembro de 2013, 158 famílias foram refenciadas pelo Cras Móvel. Algumas famílias atendidas:
- Maisa Dias Ferreira – Atendida em outubro, recebeu a visita domiciliar dos técnicos, foi incluída no CadÚnico e teve perfil para o Programa Bolsa Família liberado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), também contemplada com auxílio natalidade no valor de um salário mínimo (R$ 724,00). Relatou que, com o Cras Móvel, passou a conhecer mais os direitos que tem. O dinheiro do benefício ajudou na compra de mantimentos para a casa e de fraldas para o bebê.
- Maria Izabel Souza Siqueira – Mora com a filha Suelen Souza Siqueira e dois netos. A família foi incluída no CadÚnico e teve acesso ao Bolsa Família liberado pelo MDS. Agora que o benefício foi liberado, a família solicitará redução da tarifa de energia e de telefone. Como estava se sentindo mal em casa no momento da visita, recebeu encaminhamento imediato para a Unidade de Saúde de Novo Brasil e, hoje, faz acompanhamento e uso de medicação.
Informações à Imprensa:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira