Viver Mulher: palestras sobre cuidados com a saúde e direitos da mulher nos Cras e no Creas de Campo Grande

A atividade fortalece a execução de políticas que visam à melhoria da qualidade de vida e os direitos humanos das mulheres cariaciquenses.FOTO: Divulgação

A atividade fortalece a execução de políticas que visam à melhoria da qualidade de vida e os direitos humanos das mulheres cariaciquenses.FOTO: Divulgação


Orientar e conscientizar o público feminino sobre seus direitos e cuidados com a saúde. Este é o objetivo das atividades do “Viver Mulher” que ocupam os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), durante todo o mês dedicado as mulheres. O público feminino assistido pelo Cras se reúne para participar de palestras sob os temas: “Saúde da Mulher”, “Violência Contra Mulher”, “Violência Doméstica”, “Direitos Humanos” e “Violência contra a Mulher”.


Nesta sexta-feira (14), às 9h, o encontro acontece no Cras II, em Padre Gabriel. Com a temática “Violência Doméstica”, a assistente social Franceilla Dias, da Gerência dos Direitos da Mulher (GEDIM), vinculada a Secretaria de Cidadania e Trabalho (Semcit), abordará as formas de manifestação da violência doméstica contra a mulher, os danos causados às vítimas, como identificar se elas estão enfrentando algum tipo de delito, as formas e a tipificação da violência e os direitos fundamentais das mulheres e a Leia Maria da Penha nº. 11.340/06.


A gerente da Gedim, Patrícia Varge do Nascimento, entende que a atividade fortalece a execução de políticas que visam à melhoria da qualidade de vida e os direitos humanos das mulheres cariaciquenses. “Discutir estes temas nos Cras é uma forma do ‘Viver Mulher’ abranger todas as regiões da cidade, uma vez que os centros de referências estão bem estruturados, próximos das comunidades. As atividades, em conjunto com os Cras, nos permitem estar bem próximo do público”, explicou.


O município possui oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras). As unidades são responsáveis pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, devido à precariedade de recursos financeiros ou fragilização de vínculos afetivos, entre outros fatores.


O Viver Mulher é organizado pela Secretaria de Cidadania e Trabalho (Semcit), por meio da coordenado pela Gedim, em parceria com a Secretaria de Saúde (Semus), de Assistência Social (Semas), de Educação (Seme), de Esporte e Lazer (Semesp), de Cidadania e Trabalho (Semcit), de Comunicação (Semco), de Meio Ambiente (Semmam), de Governo, Planejamento e Gestão Estratégica (Semge) e Gabinete.


Comemoração no Creas


No Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Campo Grande, as mulheres atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) terão uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher nesta sexta-feira (14), às 14h. As mulheres serão homenageadas e terão à disposição oficina de beleza para renovar o visual. Também serão apresentados vídeos educativos que incentivam a igualdade entre os gêneros; curtas-metragens que contam a história do dia 8 de Março; além de entrega de brindes, em um clima de muita descontração.


As mães cujos filhos cumprem medidas socioeducativas também foram convidadas. “Para as mulheres que necessitarem trazer os filhos, haverá ambiente lúdico para as crianças, permitindo às mães ficarem despreocupadas e aproveitarem esse momento”, comentou Ireudes Luiz da Silva, coordenador do Creas.


Serviço


Confira os locais e horários do Viver Mulher no Cras:


Quando: sexta-feira (14), às 9h
Onde: CRAS II, em Padre Gabriel
Informação: 3346-6325


Quando: sábado (15), às 9h
Onde: CRAS III, em Campo Verde
Informação: 3254-6355


Quando: quinta-feira (20), às 9h
Onde: CRAS V, em Nova Rosa da Penha
Informação: 3284-3664


Quando: quinta-feira (20), às 14h
Onde: CRAS I, em Porto Novo
Informação: 3346-6303


Quando: segunda-feira (24), às 13h
Onde: CRAS VIII, em Rio Marinho


Quando: terça-feira (25), às 14h
Onde: CRAS IV, em Alto Mucuri
Informação: 3346-6302


Quando: quinta-feira (27), às 14h
Onde: CRAS VI, em Itacibá
Informação: 3346-6260


Comemoração no Creas de Campo Grande


Quando: sexta-feira (14)
Horário: 14h
Onde: Creas de Campo Grande
Informações: 3346- 6335




Informações Adicionais:
Texto:Analine Izoton e Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira