Saiba como será a estrutura da UPA de Flexal II

Até o fim do ano que vem, os 27 bairros das Regiões 2, 8 e 9 receberão um espaço intermediário entre as unidades de saúde e os hospitais, é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Flexal II. O local irá atender casos de urgência e emergência clínica, pediátrica e odontológica, em articulação com a atenção básica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as unidades hospitalares do Estado.

Inicialmente os moradores vão contar com seis médicos, três para atenderem adultos e três pediatras, durante 24h por dia, todos os dias da semana. Os serviços de raio-x e exames laboratoriais, como os de sangue, fezes e urina também serão disponibilizados no local. A obra é custeada pelo Ministério da Saúde e está orçada em cerca de R$ 4 milhões.

Com essa infraestrutura, a UPA terá capacidade de atender 15 mil pacientes por mês. A unidade contará com: sala de enfermagem, espaço para ambulância, guarita. Sala de gesso, raio-x, sala de curativo, sala de coleta, higienização, odontologia, consultórios, salas de classificação de risco, banheiros, sala de espera, recepção e banheiros. Já o primeiro pavimento terá sala de repouso masculino e feminino, sala de treinamento, sala de reunião, sala técnica, prontuário, administração, diretoria, refeitório, copa e banheiros.

Como será a estrutura da UPA de Flexal II

- Térreo
Sala de enfermagem
Espaço para ambulância
Guarita
Sala de gesso
Raio-X
Sala de curativo
Sala de coleta
Higienização
Odontologia
Seis consultórios
Duas salas de classificação de risco
Banheiros
Sala de espera
Recepção

- 1º Pavimento
Repouso masculino e feminino
Sala de treinamento
Sala de reunião
Sala técnica
Prontuário
Administração
Diretoria
Refeitório
Copa
Banheiros

Serviço:

UPA de Flexal II

Capacidade: até 15 mil pacientes por mês.
Previsão: obra será entregue até o fim de 2016.
Investimento: 4 milhões (recursos do Governo Federal).