Alegria de camaroneses contagia torcida capixaba
Por Marketing, postado em 10/06/2014
A abertura oficial da Copa do Mundo será na próxima quinta (12), mas, pelo clima dos moradores de Cariacica, o torneio parece já ter começado. Além da seleção da Austrália, que já treina no município desde o último dia 28, a seleção de Camarões fez seu primeiro treino na manhã desta terça (10), no Estádio Estadual Kleber Andrade, em Rio Branco.
Apesar do oceano que separa os dois continentes, a África e a América do Sul, os jogadores camaroneses estavam bem à vontade no gramado. O grupo brincou bastante e até dançou para as 1.500 pessoas que compareceram ao Kleber Andrade. A Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp), distribuiu 400 ingressos entre escolinhas de futebol do município, crianças do Orfanato Cristo Rei, além dos alunos que fazem parte do projeto “Bom de Bola, bom na Escola”.
Um dos nomes mais gritados pela torcida era do atacante Samuel Etô’o. O craque retribuiu o carinho com acenos e, no fim do treino, distribuiu autógrafos para quem estava na arquibancada. Um dos privilegiados foi o jovem Clemer Nascimento, de 14 anos. Ele é atendido pelo Orfanato Cristo Rei e ficou bastante emocionado com o autógrafo do jogador em sua camisa. “Esse autógrafo representa muito para mim. Primeiro, por ser na camisa do Cristo Rei, que é uma instituição que me acolheu e que tem todo o meu carinho, e, segundo, por ser o Etô’o que é um atleta negro como eu e símbolo da luta contra o racismo no futebol. Vou guardar essa camisa para o resto da minha vida”, contou.
Também compareceram ao treino jornalistas e torcedores camaroneses. Bem recebidos pelos capixabas, a todo momento eles paravam para tirar fotos com os moradores. O torcedor Nkongo Mbape veio com um grupo de 12 amigos e gostou da recepção. “Tenho achado a nossa viagem ótima, as cidades capixabas são bonitas e o povo é bastante simpático. Todo mundo está sempre sorrindo, é um povo caloroso assim como o meu”, disse o camaronês.
O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior, afirmou que o município está preparado para receber os turistas estrangeiros. “Mesmo que eles estejam hospedados em Vitória, os camaroneses vão passar boa parte do tempo acompanhando os treinos em Cariacica. O nosso município já conta com profissionais preparados para receber esses turistas. Temos shopping center, taxistas, lanchonetes, lojas e o que mais eles precisarem”, revela.
Alunos do projeto “Bom de Bola, bom na Escola” visitam pela primeira vez o Kleber Andrade
Cerca de 50 crianças do “Bom de Bola, bom na Escola” foram convidadas para acompanhar os treinos da seleção camaronesa. O projeto visa dar aulas de futebol para alunos de 7 a 17 anos da rede pública, com a condição de que alcancem boas notas na escola. A realização é uma parceria da Escolinha de Futebol do Curió com o apoio da Semesp.
O treinador da equipe, Jonias Maria, o Curió, tem quase 50 anos trabalhando para o futebol e nunca tinha visto craques de tanto renome tão de perto. “Assistir ao futebol de jogadores que a gente só conhece pela televisão e que jogam nos melhores clubes do mundo é algo que jamais imaginaria que fosse ver, ainda mais em um estádio tão bonito como este novo Kleber Andrade. Para os garotos do projeto, que sonham em se tornar jogadores de futebol, isso daqui é surreal”, explica.
Richard Cardoso, de 10 anos, é um dos alunos do projeto e foi pela primeira vez em um estádio. “É muito legal vir aqui no campo, ver de perto jogadores de futebol tão importantes e ouvir a torcida gritando. Quero um dia ser jogador e jogar aqui também”, afirma.
O secretário de Esportes, Edvaldo Erlacher, contou que o objetivo do município é não deixar sonhos como o do jovem Richard serem esquecidos. “A nossa intenção é incentivar a prática de esportes, cultivar os sonhos de atletas em potencial e dar amparo a eles. Um evento como o de hoje serve tanto para permitir que eles continuem sonhando, quanto para mostrar a nossa responsabilidade em fazer o possível para ajudá-los a se realizar”, completa.