Catadores de material reciclável de Cariacica visitam exposição de Vik Muniz
Por Isabela Campanha, postado em 16/11/2015
Fotos Lucas Calazans
O lixo como matéria prima para a arte. O acervo do artista plástico brasileiro Vik Munis, que aposta no conceito de reaproveitamento, foi conferido por 18 catadores de material reciclável de duas associações do município, Acamarp e FlexVida, na última sexta (13), no Museu Vale. Os catadores puderam acompanhar o belíssimo trabalho do artista que humaniza em arte o material que eles lidam diariamente.
Na primeira visita a uma galera de arte para a maioria dos catadores, os olhares atentos observavam cada detalhe da exposição do artista, encantados com a criatividade e o realismo das obras. A catadora de material reciclável da Acamarp, do bairro Nova Rosa da Penha, Malvina de Araújo, ficou emocionada com a exposição e revelou que a obra que mais gostou foi a produzida com material reciclável.
![IMG_1197 copiar](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2015/11/IMG_1197-copiar-300x200.jpg)
Malvina de Araújo, presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Nova Rosa da Pena II (Acamarp)
"Todas as fotografias são lindas! Mas não tem como não se orgulhar em ver a obra de material reciclável. Eu me sinto valorizada! Nunca pensei que podia realizar um trabalho tão bonito com lixo seco. Eu me sinto muito bem com o meu trabalho, e é a partir dele que sustento a minha família."
Na exposição de Vik Munis, 100 obras, entre as quais fotografias de enormes desenhos reais feitos com sucatas, papeis, materiais recicláveis, açúcar, cartões postais e outros elementos. Na visita, os catadores conseguiram conhecer um pouco da história e o que inspira o artista. Nas fotografias, o autor reflete com sensibilidade a realidade a partir de técnicas variadas e materiais incomuns, que o projetou para o cenário artístico internacional.
Os catadores de reciclável que participaram da visita são assistidos pela Prefeitura de Cariacica. Dentro do Projeto “Cariacica Recicla”, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) e Secretaria de Infraestrutura (Seminfra), todo o resíduo seco coletado, cerca de 40 toneladas, é destinado às Associações de Catadores de Material Reciclável de Cariacica, beneficiando na geração de renda dos catadores associados e no desenvolvimento da atividade.
Outros catadores de material reciclável comentaram sobre a exposição:
É realmente um trabalho muito bonito! Nota 10! O quadro feito com papeis eu adorei! Imagens feitas com lixo que trabalhamos diariamente. Aquilo que para muitas pessoas pode parecer “resto”, o artista transforma em arte e beleza.
Valeu a pena! Eu não ia pensar que com o reciclável poderia fazer isso! Ele é um grande artista!