Ação arrecada uma tonelada de lixo eletrônico

Durante todo o dia a tenda para destinação do lixo eletrônico esteve na pracinha de Campo Grande chamando a atenção para a conscientização ambiental do descarte correto de equipamentos tecnológicos já inutilizáveis. No total, 1.000 kg de lixo eletrônico foram coletados, entre impressoras, aparelhos de telefone e DVD, filmadoras, celulares e materiais de informática.


O Projeto “Cariacica Livre do Lixo Eletrônico” conta com a promoção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) para sensibilizar os moradores e comerciantes para a destinação adequada dos resíduos eletrônicos e auxiliar no gerenciamento dos materiais arrecadados. Ao entregar os lixos eletrônicos, os moradores receberam uma muda de planta. Mais de 600 mudas foram trocadas pelos lixos tecnológicos. No montante arrecadado, cerca de 50 monitores e 15 caixas com baterias, carregadores e celulares, além de teclados, filmadoras, televisores.


IMG_3127 copiarPara mobilizar a população da região de Campo Grande, as escolas municipais e particulares receberam a orientação sobre o projeto de descarte de lixo eletrônico, com distribuição de folders para os alunos e indicação do local e horário para levar os materiais eletrônicos que não utilizavam. E os estudantes compareceram em peso colaborando com o projeto e valorizando a causa em prol da sustentabilidade e da coleta seletiva. O pequeno Gabriel, de 8 anos, fez o dever de casa e levou logo cedo o seu lixo eletrônico, pilhas e um aparelho de acesso à TV, descartando os equipamentos que não estavam sendo mais usados. Desde pequeno consciente que o lixo eletrônico pode trazer problemas ao meio ambiente e à saúde humana.


Já a moradora do bairro Alto Boa Vista, Débora Silva, aproveitou a ação e levou uma grande quantidade de eletrônicos que estava acumulando e esperando a oportunidade para oferecer uma destinação correta. No volume, monitores, impressoras, vídeo cassete, aparelhos de telefone e outros equipamentos.


IMG_3151 copiar“Já estava esperando uma oportunidade para entregar os equipamentos eletrônicos velhos e que não usava mais. Ia estragando e juntando em um cômodo, acumulando, mas sabia que não podia descartar de qualquer forma, causando prejuízos ao meio ambiente. É preciso ter consciência ambiental e comprometimento com as futuras gerações”, explicou a moradora.


O Projeto “Cariacica Livre do Lixo Eletrônico” conta com a parceria da empresa LR Fêniz, especializada no gerenciamento sustentável dos materiais, para qual todo lixo tecnológico recolhido foi destinado. No processamento, o resíduo tecnológico passa por análise, de forma que as peças em bom estado de funcionamento são reaproveitadas, parte é reutilizado para a produção de artesanato e o material que não pode ser reaproveitando recebe o descarte correto.


A expectativa é que novas edições do projeto “Cariacica Livre do Lixo Eletrônico” aconteçam em outros bairros sensibilizando os moradores para o descarte adequado do lixo tecnológico. Para quem não conseguiu participar da ação, pode entrar em contato com a empresa LR Fênix, realizando o agendamento para recolher os resíduos eletroeletrônicos, pelo contato 99877-0770. Ainda estão previstas outras ações de conscientização com os fornecedores quanto ao cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, aplicando a logística reversa.