Endereçamento definitivo da cidade é apresentado à população

Ruas nomeadas, números ordenados e Código de Endereçamento Postal correto (Cep). Assim acontecerá com os bairros de Cariacica a partir de agora. A confusão de endereços promete chegar ao fim com a conclusão da quarta etapa do Plano de Organização Territorial (POT) da cidade que acontecerá nesta quinta-feira (10), às 19 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, em Itaquari.

Antes de chegar a essa fase, o POT passou por outras três etapas. A primeira, foi realizada por meio de reuniões com a comunidade para a apresentação dos problemas existentes nos bairros. Já a segunda, concentrou-se na malha do cadastro imobiliário, para atribuição de numeração das casas/lotes. A terceira, destacou a metodologia de emplacamento. A quarta, por fim, apresentará ao mapas com os nomes das ruas e delimitação dos bairros.

“Esse trabalho é pioneiro no país. Busquei informações em outras prefeituras e não existe um trabalho tão completo e detalhado como o desenvolvido em Cariacica”, explica Tatiane Alves Ferreira, gerente de Projetos de Engenharia e Arquitetura Pública, da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec).

Todo levantamento do POT foi realizado pela empresa Hipparkhos, Geotecnologia, Sistemas e Aerolevantamento Ltda e teve duração de três anos – o contrato 198/2012 foi celebrado em 18 de dezembro de 2012.

O resultado do projeto, demonstrado em forma de mapas, estará disponível no endereço eletrônico www.cariacica.es.gov.br/prefeitura/secretarias/semdec,
a partir da sexta-feira (11).

De acordo com Tatiane Ferreira, todos os moradores da cidade irão receber uma carta informando a numeração correta de sua residência. “O trabalho vem sendo realizado há dois anos. Das 140 mil correspondências, entregamos 23.190”, destacou a gerente. Ela frisou que as informações do POT já foram repassadas para a base de dados dos Correios que, até agora, realizou a atualização de três bairros: Caçaroca, Jardim Botânico e Vista Linda.

“Com o POT, descobrimos que 50% das ruas de Cariacica não têm CEP. Temos, muito trabalho, ainda, que será realizado gradativamente. Nossa intenção é digitalizar esses dados para que o munícipe, por meio número do cadastro mobiliário, possa ter acesso às informações referentes ao seu endereço.