Exibir Notícias Viver Mulher: serviços de saúde gratuitos nos terminais de ônibus de Campo Grande e Jardim América
Por Marketing, postado em 11/03/2014

Haverá aferição de pressão, medição de glicose, testes rápidos e orientações referente aos cuidados com a saúde. FOTO: Semco/Lucas Calazans
Neste mês dedicado às mulheres, a Gerência de Direitos da Mulher (Gedim), vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania e Trabalho (Semcit), em parceria com as demais Secretaria de Saúde (Semus), promove o Viver Mulher com oferta de serviços de prevenção e orientação em relação aos cuidados da saúde feminina. A ação acontece nos terminais de ônibus do município. Nesta quarta-feira (12), das 8h às 12h, a atividade será no terminal de Campo Grande e no dia 19 acontecerá em Jardim América.
Os serviços de saúde ofertados são: teste rápido de HIV, hepatite B e C e aconselhamento; orientação e distribuição de material informativo referente aos cuidados com a saúde, inclusive, explicações sobre HPV; aferição de pressão e medição de glicose. Na ocasião, a Secretaria de Assistência Social (Semas) divulgará o CadÚnico, Bolsa Família, auxílio maternidade e funeral, entre outros.
De acordo com a gerente da Gedim, Patrícia Varge do Nascimento, a atividade é uma oportunidade de conscientizar o público feminino. “Durante as ações, vamos fazer abordagens das mulheres para orientá-las sobre seus direitos, por meio da distribuição de material informativo. Esta atividade fortalece a execução de políticas que visam à melhoria da qualidade de vida e os direitos humanos das mulheres cariaciquenses, bem como auxiliá-las no exercício de sua cidadania”, pontuou.
Dados
Outro ponto importante é dar visibilidade aos serviços ofertados pela Gedim junto à população, principalmente naqueles envolvidos no enfrentamento à violência doméstica e familiar. Segundo a gerente, em 2013, a Gedim realizou 527 atendimentos. Sendo que 86% dos casos de violência foram praticados pelo atual ou ex-companheiro. Os dados constataram que 87% dos agressores utilizavam álcool ou entorpecentes. O relatório ainda indica que 56% das mulheres atendidas possuem ensino fundamental ou médio incompleto e 37% estão desempregadas.
A Gerência dos Direitos da Mulher (GEDIM) é responsável por formular políticas para a melhoria da qualidade de vida das mulheres cariaciquenses, com ações destinadas à promoção dos seus direitos. Planeja e executa projetos, estudos e campanhas que visam valorizar a participação ativa na família e na comunidade.
Os serviços ofertados sã atendimento social tendo como base a Lei Maria da Penha; acolhimento, orientação, acompanhamento e encaminhamento das mulheres vítimas de violência doméstica a rede sócio jurídica.
O “Viver Mulher” tem o objetivo de comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março, por meio de atividades voltadas ao lazer e o bem estar feminino. O evento iniciou no sábado (08) e segue durante o mês de março nos terminais de ônibus e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
O evento tem o apoio das secretarias de Assistência Social (Semas), de Esporte e Lazer (Semesp), Cultura (Semcult), de Saúde (Semus), de Comunicação (Semco), de Educação (Seme), de Meio Ambiente (Semmam), de Governo e Planejamento Estratégico (Semgep) e Gabinete.
Serviço:
Ações nos terminais de ônibus
Serviço de orientação e prevenção de cuidados com a saúde
Quando: quarta-feira (12), a partir das 8h, no Terminal de Campo Grande
Quando: quarta-feira (19), a partir das 8h, no Terminal de Jardim América
Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista responsável: