Viver Mulher: 8 de março foi marcado por comemorações em Campo Grande
Por Marketing, postado em 10/03/2014
![Rosas vermelhas foram entregues, serviços de corte de cabelo gratuito, distribuições de plantas ornamentais e apresentações culturais homenagearam as cariaciquenses. FOTO: Semco/Claudio Postay](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/06/culturalvivermulher14.jpg)
Rosas vermelhas foram entregues, serviços de corte de cabelo gratuito, distribuições de plantas ornamentais e apresentações culturais homenagearam as cariaciquenses. FOTO: Semco/Claudio Postay
A Prefeitura de Cariacica, por meio da Gerência dos Direitos da Mulher, vinculada a Secretaria Municipal de Cidadania e Trabalho (Semcit), comemorou o Dia da Mulher com uma programação especial na praça José Maria Ferreira (pracinha de Campo Grande), na avenida Expedito Garcia, na manhã do último sábado (08). Rosas vermelhas foram entregues, serviços de corte de cabelo gratuito, distribuições de plantas ornamentais e apresentações culturais homenagearam as cariaciquenses.
Na ocasião, autoridades municipais e estaduais parabenizaram o público feminino e recordaram as principais lutas do gênero. Estiveram presentes na solenidade o prefeito Geraldo Luzia Junior; a gerente estadual de políticas públicas para as mulheres, Anselma dos Santos Galdino; a juíza Hermínia Maria Azoury, da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal da Justiça (TJ); a procuradora de Justiça e Coordenadora Estadual do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Nevid), Catarina Cecin Gazele, entre outras autoridades e representantes dos Legislativos municipal e estadual.
Dados recentes do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), o Espírito Santo é o Estado onde mais se cometem homicídios de mulheres no país. “Esse não é o ranking que gostaríamos de ocupar, mas precisamos conversar sobre ele”, enfatizou a gerente estadual. Ela indicou que o enfrentamento tem sido realizado por meio do diálogo entre os conselhos estadual e municipal a fim de implantar políticas públicas. Lembrou ainda da importância da data. “O Dia da Mulher são todos os dias mas, hoje, é para refletirmos de fato o nosso papel na sociedade”, ressaltou.
O prefeito também felicitou as mulheres pelo dia. “Neste dia simbólico, trazemos um momento de reflexão. Que saiamos daqui com informações para trabalharmos a emancipação da sociedade. Este é um momento todo especial, no qual, além de refletir, podemos conversar, ouvir e pensar para tomar as atitudes”, expôs. Juninho citou as mulheres como exemplo a ser seguido. “As conquistas das mulheres foram reivindicar e continuar trabalhando, promovendo ações positivas para a todos”, considerou.
Elogios
Muitas mulheres, entre aposentadas, estudantes e trabalhadoras, que passavam na avenida Expedito Garcia, aproveitaram para participar do evento. Uma delas foi Maria das Graças Morelato, 63 anos. “Estava na caminhada que faço todas as manhãs na avenida Alice Coutinho. Dei uma parada no exercício e aproveitei para passar aqui e pegar duas plantas. Vou levá-las para plantar na minha casa. Cheguei aqui cedo, o evento está bom”, avaliou.
As mulheres também tiveram momento de malhação. A ginástica e aeróbica foi comandada pelas estagiárias da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp), Adrienie Augusto, 25, Rosimeire Quintalinha, 28, e Talyta Barboza, 24.
O Viver Mulher atraiu gente de outras regiões. A moradora de Itanguá, Lurdes Luz Maria Batista, 54, aproveitou os serviços gratuitos de beleza. “Fiquei sabendo do evento através dos avisos da igreja pois eu eu participo da comunidade católica do Bom Pastor. Aí, vim para aproveitar o serviço de corte de cabelo”, explicou. Ela aparou as pontas dos fios. “Gostei do resultado”, comemorou.