Primeira etapa de vacinação contra HPV em Cariacica será nas escolas

Campanha de imunização começa no dia 10 de março.FOTO: Ministério da Saúde

Campanha de imunização começa no dia 10 de março.FOTO: Ministério da Saúde


Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, a partir desta segunda-feira, 10 de março, meninas de 11 a 13 anos serão vacinadas contra o vírus papiloma humano (HPV), que pode causar câncer de colo de útero. Em Cariacica, a vacinação será em escolas públicas e privadas. Somente após a ação nas escolas é que a vacina estará disponível nas unidades de saúde.
A abertura oficial acontece nesta segunda-feira (10), às 8h30, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jocarly G. Salles, em Alto Lage, com a presença dos secretários de Saúde estadual, Tadeu Marino, e municipal, Nilson Mesquita.


O público desta faixa etária está estimado em nove mil pessoas. A proteção contra o vírus é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) pela primeira vez. A partir deste ano, esta campanha passa a fazer parte do calendário nacional de vacinas.


A coordenadora de imunização do município, Charlla de Jesuz Medeiros, informou que as escolas foram orientadas sobre a importância da vacina para prevenção do câncer de colo de útero por meio de um comunicado oficial. Junto a este documento, foi enviado ainda o chamado termo de recusa. Este deverá ser utilizado por pais ou responsáveis que não desejarem que suas filhas recebam a vacina. “As adolescentes que não apresentarem este termo de recusa, no momento da ação na escola, serão vacinadas pois é entendido que os pais ou responsáveis não se opuseram à imunização”, alerta Charlla.


A vacina contra o HPV é injetável. A aplicação é de forma estendida e contempla três doses. A segunda é aplicada seis meses após a primeira, e a terceira, cinco anos depois.


Prevenção


Dados do Ministério da Saúde apontam o vírus HPV como uma das principais causas do câncer do colo de útero, terceiro tipo mais frequente entre as mulheres. Para o primeiro ano de vacinação, o Ministério adquiriu para o Espírito Santo 192.840 doses. Será utilizada a vacina quadrivalente, recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Essa vacina oferece proteção contra quatro subtipos de HPV: os 6, 11, 16 e 18. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.


A vacina protege mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. O Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a vacina é segura. A vacinação é uma estratégia de saúde pública adotada em 51 países.


Saiba mais


O HPV é um vírus que se transmite por meio de relação sexual no contato direto com pele ou mucosas infectadas. Existe a possibilidade desse vírus também ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.


Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. Em relação ao câncer de colo do útero, estimativas anuais apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença.


O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o chamado Papanicolau, anualmente. E atenção: a vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.


Serviço:


Vacinação contra o HPV na prevenção do câncer de colo de útero.
Quem deve tomar: meninas de 11 a 13 anos
Quando: a partir do dia 10 de março de 2014
Onde: escolas públicas e particulares de Cariacica


Escolas que participarão da campanha no dia 10 de março:


Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs):


- Jocarly Salles, em Alto Lage
- Professor Cerqueira Lima, em Jardim América
- Iracy Gobbi, no bairro Expedito
- Oliveira Castro, em Itaquari


Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFMs):


- Professora Maria De Lourdes Santos Silva, em Alto Lage
- Pautila Rodrigues Xavier e Doutor Afonso Schwab, em Jardim América
- José Moyses, em Santa Catarina


Escola particular:


- Colégio Passionista, em Jardim América


Informações à Imprensa:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Marcelo Pereira