Primeiro dia de vacinação contra HPV imunizou estudantes de quatro escolas municipais de Cariacica

Mais 44 escolas municipais receberão vacina para estudantes de 11 a 13 anos. FOTO:  Semco/Claudio Postay

Mais 44 escolas municipais receberão vacina para estudantes de 11 a 13 anos. FOTO: Semco/Claudio Postay


O primeiro dia de vacinação contra o papiloma humano (HPV) começou nesta segunda-feira (10) em Cariacica e iniciou em quatro escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) imunizando estudantes com a faixa etária de 11 a 13 anos. Até o dia 10 de abril, está previsto vacinar estudantes de mais 44 Emefs, além de alunas de escolas estaduais e privadas. O lançamento oficial da vacinação aconteceu na Emef Jocarly Salles, em Alto Lage, com as presenças do secretário estadual de Saúde, Tadeu Marino, do secretário municipal da pasta, Nilson Mesquita, corpo docente da unidade e estudantes.


Marino ressaltou que esta campanha de vacinação contra o HPV é um avanço na saúde pública e que o principal objetivo é proteger meninas que ainda não iniciaram a vida sexual e quebrar a cadeia de transmissão. “Com certeza, essa iniciativa vai reduzir o número de casos de mulheres com câncer no colo do útero, que, segundo o Ministério da Saúde, é o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres”, contou. Já o secretário de Cariacica explicou que, após a ação nas escolas, é que a vacina estará disponível nas unidades de saúde a partir de um planejamento conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).


A diretora da Emef Jocarly, Maria Ângela de Souza, 58 anos, ficou satisfeita pela campanha começar no ambiente escolar. “É muito gratificante uma ação como essa ter a participação da escola, junto às alunas. É uma forma de trabalharmos a conscientização da família em relação à necessidade desta vacina para a prevenção do câncer”, relatou.


Prevenção
O público desta faixa etária está estimado em nove mil pessoas em Cariacica. A proteção contra o vírus é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) pela primeira vez. A partir deste ano, esta campanha passa a fazer parte do calendário nacional de vacinas.


Para o primeiro ano de vacinação, o Ministério adquiriu para o Espírito Santo 192.840 doses. Será utilizada a vacina quadrivalente, recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Essa vacina oferece proteção contra quatro subtipos de HPV: os 6, 11, 16 e 18. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.


A vacina protege mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. O Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a vacina é segura. A vacinação é uma estratégia de saúde pública adotada em 51 países.



Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira