Dia de mutirão e combate ao mosquito Aedes aegypti em Nova Brasília

IMG_6186 copiar

Os canais de Nova Brasília receberam larvicida biológico



O trabalho de combate ao Aedes aegypti em Cariacica continua. Dessa vez, a comunidade visitada pelo mutirão foi Nova Brasília. A Secretaria de Saúde (Semus) adotou a limpeza como a principal arma contra o Aedes aegypti. Por isso, a população tornou-se a maior aliada na prevenção e na guerra contra as doenças transmitidas pelo mosquito: dengue, zika e chikungunya.

Durante o mutirão que começou na manhã desta quarta (16), enquanto os agentes de combate à endemias procuravam focos nas residências e quintais, os agentes comunitários de saúde informavam sobre a importância de fazer o checklist semanal aos proprietários dos imóveis. Na casa da feirante Zenilda Patrocínio, 56 anos, nenhum foco foi encontrado dentro de casa. Entretanto, no quintal, foram localizados larvas e mosquitos do Aedes dentro de pneus.

“Como os pneus estavam debaixo das plantas, não observei. Sei da gravidade das doenças transmitidas pelo mosquito. Por isso, vou retirar tudo e guardar em local adequado”, explicou a feirante. Ela garantiu que também realizará a limpeza do local.

IMG_6276 copiar

Proprietário de um ferro-velho, Jurandir Andrade reforça a limpeza do local contra a dengue



Além de residências, os agentes também visitaram comércios. Um deles foi o ferro-velho de Jurandir Moreira de Andrade, 64 anos. “Sempre abri minhas portas para receber os agentes. Sei da importância do trabalho deles. Manter um ferro-velho em boas condições de limpeza é difícil. Por isso, estou acabando aos poucos com meu comércio. Tenho consciência dos riscos”, destaca seu Jurandir.

“Aplicamos inseticida, por meio do termonebolizador, para controlar o alado. Principalmente, porque o ferro velho está localizado ao lado de um valão. Daí, é mais difícil controlar a larva", ressaltou o agente comunitário de saúde, Sílvio Antunes da Costa. Para tratar os canais do bairro, foi aplicado larvicida biológico nos canais de Vila Capixaba, Nova Brasília, Itanguá e Itacibá.

Limpeza

Enquanto os agentes percorriam o bairro, técnicos da Secretaria de Infraestrutura (Seminfra) passavam pelas ruas recolhendo lixo e entulho em frente das casas. Além disso, foi montado na Praça de Nova Brasília, o jogo dos sete erros do Aedes para as crianças da comunidade. O jogo consiste em maquetes de duas casas: numa, o lixo é dispensado de forma correta e, em outra, o local é completamente sujo e cheio de focos.

IMG_6196 copiar“Queremos educar as crianças para que tenham consciência de que todos temos que estar bem informados para combater o mosquito e as doenças que o Aedes aegypti transmite”, disse Gilberto Rosa Campos, coordenador de Endemias e Agravos. Além disso, a equipe do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms), percorreu o bairro chamando a atenção dos moradores para o combate ao mosquito.

Um dos representantes da Associação de Moradores de Nova Brasília, Fábio Magalhães, disse estar satisfeito com a ação promovida pela Prefeitura. “Vamos fazer uma reunião para trabalhar a conscientização dos moradores. A Prefeitura fez o mutirão, agora, cabe à comunidade, manter nossos quintais limpos”, frisou.