Reforço: fumacê pesado no combate ao Aedes aegypti

Cariacica ganhou mais um reforço no combate ao mosquito Aedes aegypti. Trata-se de mais dois carros fumacês que chegaram ao município por meio do governo do Estado. Os veículos são adaptados com bombas para o UBV (Ultra Baixo Volume) pesado e serão usados para bloquear a ação do mosquito e, consequentemente, a transmissão das doenças dengue, zika e chikungunya.

IMG_8143 copiarAs ações são realizadas a partir desta segunda-feira (11) em horário estratégico para otimizar os serviços nas áreas com mais infestação. O trabalho do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) acontecerá das 17h30 às 22 horas. Nesse primeiro momento, os bairros contemplados serão: Campo Verde, Porto de Cariacica, Nova Rosa da Penha, Cariacica Sede, Flexal II e Santa Bárbara.

Durante três semanas, o carro fumacê estará nessas comunidades realizando o bloqueio. Com esse trabalho, um total de 23.723 imóveis será atendido. Por semana, serão usados 400 litros de inseticida nesses carros UBV. Lembrando que, paralelamente a esse trabalho, os carros e motos fumacês estarão atuando em outras regiões, conforme itinerário abaixo.

IMG_8110 copiarO UBV é uma ação que irá complementar as atividades de combate ao mosquito no município e é utilizado para promover a rápida interrupção de transmissão das doenças. O UBV consiste na aplicação de inseticidas a baixíssimo volume, que geram partículas reduzidas do produto.

Durante a passagem do fumacê nas comunidades, é aconselhável que os moradores abram as janelas das residências para que o produto possa entrar nos imóveis e alcançar todos os ambientes da casa.

Fumacê

IMG_7615 copiarPara realizar esse cerco ao Aedes aegypti, além de usar os carros com bomba UBV, o CCZ utiliza: dois carros fumacês, seis motofumacês e dois veículos que fazem o tratamento de valões com a aplicação de larvicida biológico – para não causar danos ao meio ambiente. No total são cerca de 50 quilômetros de valões e canais que recebem o produto. Na rota do fumacê são contempladas as101 localidades de Cariacica.

O itinerário do carro é realizado a cada sete dias. “Esse espaço de tempo é dado por conta do ciclo evolutivo do mosquito. Além disso, se o inseticida for usado em período menor que esse, pode causar desequilíbrio ao meio ambiente”, explicou o coordenador de Vigilância Ambiental e Proteção Animal, Luiz Roberto Meneghel.

Mutirão

Além dos carros e motos fumacês, a Prefeitura de Cariacica também realiza mutirões de combate ao Aedes aegypti. Esse trabalho de limpeza conta com a participação de agentes de saúde, Defesa Civil, equipe de limpeza, técnicos da Vigilância Sanitária, técnicos da Vigilância Epidemiológica e educadores.

IMG_5678 copiarO mutirão funciona assim: durante todo o dia, das 9 às 16 horas, as equipes atuam nas ruas orientando os moradores com relação aos riscos da zika vírus e realizando ações de limpeza. Os moradores são convocados a limpar suas casas e quintais e a Prefeitura passa nas ruas recolhendo o lixo. Além disso, recebem um checklist para que realizem a limpeza uma vez por semana.

Assim que a limpeza é realizada nas casas, servidores da Secretaria de Infraestrutura passam com caminhões em frente das casas recolhendo o lixo. Enquanto isso, agentes de saúde realizam todo o procedimento de combate ao mosquito – aplicando larvicida nas casas – além disso, há aplicação de larvicida biológico nas valas.

Para completar a ação carros e motos fumacês percorrem todas as ruas do bairro pulverizando inseticida. A ação já aconteceu nos seguintes bairros: Vale dos Reis, Nova Brasília, Valverde, Oriente e Jardim América.

O próximo mutirão acontecerá nos dias 12 e 13 (terça e quarta-feira) no bairro Nova Rosa da Penha. A Prefeitura de Cariacica vem realizando os mutirões nos bairros com maior número de casos de dengue e zika vírus.

 

Confira o itinerário do fumacê pesado:

Itinerário pesado-01 (1)

Confira o itinerário dos carros e motos fumacê:

Itinerário motofumacê