Medidas para evitar o desperdício de água
Por Isabela Campanha, postado em 19/01/2016
Fotos Arte PMC
Nesta época do verão, o consumo de água aumenta e adotar atitudes simples podem contribuir para evitar o desperdício dos recursos hídricos. Em Cariacica, utilizar a água indevidamente agora também pode pesar no bolso do morador. Fique atento às orientações para se poupar água:
Atenção aos vazamentos: um buraco de apenas 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.
Controle a torneira nas atividades diárias, como no banho, lavando louça e escovando os dentes: ao fechar o chuveiro enquanto ensaboa o corpo, por exemplo, o consumo pode cair de 180 litros para 48 litros.
Para conseguir controlar a quantidade de água consumida nas diversas tarefas do cotidiano, como tomar banho, lavar roupa e escovar os dentes, o morador pode utilizar o aplicativo “Agua Viva”. A Prefeitura de Cariacica lançou a ferramenta como mais um mecanismo de conscientização da população quanto ao consumo consciente dos recursos hídricos. Para acessar, o munícipe pode baixar o aplicativo de forma simples e gratuita na loja eletrônica do aparelho, buscando pelo ícone “Agua Viva”.
Utilize baldes e panos para a lavagem de carros e motos: evite lavar muitas vezes e otimize a limpeza dos automóveis. Com uma mangueira pode ser gasto até 600 litros de água.
Utilize regador ou mangueira de esguicho e opte pelos horários mais frescos: de manhãzinha ou à noite que reduz a perda por evaporação, diminuindo o consumo.
Use vassoura na limpeza de quintais e calçadas: quando necessário, reutilize a água da máquina de lavar.
A limpeza de calçadas e passeios com água potável, inclusive, pode gerar multa para o morador. A Prefeitura de Cariacica dispõe da Lei n°5.453, que proíbe o uso de água tratada e canalizada na varrição de calçadas e passeios públicos com mangueiras ou máquinas de lavar “a jato”. O uso indevido da água incide na aplicação de multas que variam entre R$125,00 na primeira infração, R$ 250,00 na reincidência e o dobro em caso de novo descumprimento da lei.
Desde outubro do ano passado, o setor de fiscalização recebeu 7 denúncias. Para denunciar, a população pode entrar em contato pelo telefone 3354-5400.