Programa estimula acolhimento de crianças e adolescentes de abrigos
Por Isabela Campanha, postado em 21/01/2016
Fotos Divulgação
Acolha uma criança e faça parte do Programa Família Acolhedora! Com este ato de amor e doação é possível garantir o amparo provisório de crianças e adolescentes de abrigos do município, integrando-os para a convivência familiar e comunitária. Em 2015, o programa recebeu 26 inscrições, sendo 3 famílias habilitadas para o acolhimento.
As famílias que participam do Programa Família Acolhedora ficam responsáveis pelos cuidados e pela educação das crianças e/ou adolescentes por um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano. Nesse período, a família recebe um auxílio financeiro mensal, que ajuda no custeio dos gastos para garantir à criança alimentação, lazer, educação e vestuário adequados.
O programa está inserido no setor de proteção especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), e está respaldado na Lei Municipal n.4.917/2012 que tem como principal objetivo proporcionar atendimento em ambiente familiar, garantindo atenção individualizada para crianças e adolescentes com os direitos violados, tornando uma alternativa ao acolhimento institucional.
Para se inscrever no programa, é preciso ser morador de Cariacica, ter entre 25 a 60 anos, com interesse e estrutura para atender o acolhido, além da autorização e envolvimento de todos os membros da família. Assim, a família passará por uma avaliação técnica e uma análise social e psicológica pela equipe do programa, em parceria com a Vara da Infância e Juventude e o Ministério Público, para a permissão judicial. Durante o período de acolhimento, a criança e a família são acompanhadas por assistentes sociais e psicólogos.
O número de inscritos ainda é baixo, considerando o volume de crianças e adolescentes acompanhados pelo programa. "Uma das grandes dificuldades enfrentadas é que a maioria das crianças assistidas têm mais de 7 anos, são do sexo masculino e possuem baixas chances para adoção, considerando o perfil que normalmente as famílias manifestam interesse", explica a Coordenadora do Programa Família Acolhedora, Alessandra Rodrigues Lopes.
A coordenadora destaca que as crianças e/ou adolescentes inseridas em famílias acolhedoras do município são casos complexos e específicos e o programa trabalha justamente a questão de proporcionar uma atenção individualizada para estas crianças e adolescentes que sofreram violação de direitos e condições diversas nas famílias de origem ou extensas.
Para conhecer mais sobre o Programa Família Acolhedora e como fazer para se inscrever entre em contato no telefone 3354-5562.
Programa Família Acolhedora
Critérios para participação
. Ser morador de Cariacica por no mínimo dois anos;
. Ter entre 25 a 60 anos de idade;
. Ter a autorização e colaboração de todos os membros da família;
. Ter interesse e disponibilidade para atender a criança ou adolescente acolhido.
Documentos necessários para inscrição:
. Cópia da Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho;
. Cópia do Cadastro de Pessoas Físicas da Receita Federal;
. Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
. Cópia do comprovante de residência atual;
. Certidão negativa de antecedentes criminais;
. Atestado de sanidade física e mental.