Dia D de combate à dengue, zika e chikungunya neste sábado (13)

Neste sábado, 13 de fevereiro, todos estão convocados a participar do Dia D de combate ao Aedes aegypti. A mobilização da população na “batalha” contra o mosquito contará com a presença de 150 homens do Exército e agentes de endemias e de saúde da Prefeitura de Cariacica.

O grupo irá às ruas para distribuir material impresso com orientações para a população sobre como manter a casa livre dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

As ações estarão concentradas nos bairros Porto de Cariacica, Flexal I e II. A expectativa é de que 6.113 imóveis sejam visitados e 15.113 pessoas sejam atingidas pelas informações repassadas pela Prefeitura. De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde, este ano foram notificados 510 casos de dengue e 61 casos suspeitos de zika vírus (desse total, 26 pacientes são grávidas) no município.

A maneira mais eficaz de combater o mosquito é não deixar ele nascer, destruindo seus criadouros que, na maioria das vezes, estão dentro das residências. A grande dificuldade no combate ao mosquito é que todos precisam realizar vistoria em seus imóveis e quintais e nem sempre isso acontece.

Segundo o Ministério da Saúde, 80% dos focos de proliferação do mosquito (água parada) estão nas residências das pessoas. Por isso, os agentes de endemias precisam fazer o trabalho de visita de casa em casa e, muitas vezes, enfrentam resistência dos moradores que temem a visita da Prefeitura.

Desde o fim do ano passado, homens do Exército têm acompanhado esses agentes com o objetivo de reforçar o serviço dos agentes. Entretanto, a maior ajuda para combater o mosquito vem do próprio cidadão.

Nos dias 15 e 16 (segunda e terça-feira), o mutirão da saúde acontecerá no bairro Porto de Santana, com a participação de 50 homens do Exército. Já nos dias 17 e 18 (quinta-sexta), o trabalho acontecerá nos bairros Padre Gabriel e Santa Paula.
Os bairros que já receberam mutirão são: Vale dos Reis, Nova Brasília, Valverde, Oriente, Jardim América, Nova Rosa da Penha I e II, Porto de Santana, Aparecida e Santana.