Apicultor de Cariacica recebe certificado de Inspeção Municipal
Por Isabela Campanha, postado em 12/02/2016
Fotos Claudio Postay
É na propriedade localizada na região de Roda D’Água, área rural, que José Alonso Rodrigues produz uma média de 200 quilos de mel por mês. Sr. Alonso é o primeiro apicultor de Cariacica a obter o Selo de Inspeção Municipal/SIM, pela Secretaria de Agricultura (Semap), para a comercialização de mel e produtos derivados.
![Apicultor Alonso](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2016/02/Apicultor-Alonso-1-300x169.jpg)
Entrega da certificação ao Sr. Alonso que teve suas atividades acompanhadas pelo serviço de Inspeção Municipal/SIM
A certificação da agroindústria “Apiário Moxuara” assegura a qualidade dos produtos, possibilitando a expansão do mercado no município. O agricultor recebeu oficialmente o certificado pelas mãos do Secretário da Semap, Carlos Cesquim, e por representantes da Inspeção Municipal, no auditório da Ceasa, na Rodovia BR-262, que apresentaram o processo de aquisição do selo do empreendimento, estimulando outros produtores rurais a formalizarem as atividades das agroindústrias de origem animal.
“Com a certificação consigo aumentar o número de vendas, obter maior confiança do consumidor, trabalhando com a atividade legalizada. Já desenvolvia técnicas saudáveis para o manejo do mel, mas o suporte da secretaria foi essencial para conseguir adequar a minha produção na qualidade exigida”, comenta satisfeito Sr. Alonso, que já se prepara para receber a certificação do Susaf (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar) e, assim, conseguir vender seus produtos para outras cidades.
Para adquirir o selo, a equipe do serviço de inspeção animal visitou e acompanhou a propriedade do Sr. Alonso por aproximadamente um ano e meio, avaliando fatores estruturais, medidas ambientais e documentos necessários, no sentido de o apicultor promover adequações em suas instalações, para a garantia da qualidade dos produtos com a certificação.
Neste período, o apicultor recebeu orientações para a aplicação de medidas que asseguram a saúde pública, a proteção do meio ambiente e a regularização da agroindústria para comercialização no município, através da concessão do registro e da inspeção sanitária dos produtos de origem animal.
Após esta etapa, a agroindústria de mel do Sr. Alonso continuará sendo acompanhada por técnicos para a manutenção dos procedimentos adequados que garantem a certificação.