Mutirão da Saúde segue combatendo focos de mosquito em Porto de Santana

Moradores de Porto de Santana receberam as visitas dos agentes de endemias e de saúde da Prefeitura de Cariacica na manhã desta segunda (15). Os 64 agentes contaram com o apoio de 35 soldados do Exército. Eles percorreram as ruas do bairro, visitando casas, lojas e terrenos. Em cada local, além da distribuição de material informativo sobre maneiras de se combater os focos do mosquito Aedes aegypti, responsável por disseminar a dengue, zika e chikungunya, houve inspeção domiciliar com aplicação de larvicida.

IMG_2536 copiar

O aposentado Geser Ferreira não vai deixar de fazer o check list na sua casa e na de seus parentes em Porto de Santana



Na casa da cunhada do aposentado Geser Vicente Ferreira, 75 anos, os agentes o orientaram para que houvesse atenção especial no quintal. Além de haver uma criação de galinhas, a área também abriga a obra de uma casa em construção. A supervisora dos agentes em endemia, Ronilda Borel, deu todas as orientações à Ferreira para que ele repassasse aos proprietários. "Reforçamos com ele a importância de se fazer o check list não somente no interior da residência, que está muito bem cuidada. Ficar atento ao recolhimento de lixo e armazenamento de garrafas, potes e outros utensílios que podem reter água ainda são recomendações que lideram as dicas para não deixar que o mosquito reproduza", apontou. O aposentado se comprometeu a passar tudo para os seus parentes. "É importante a gente também fazer a nossa parte porque essa luta não é só da Prefeitura. É de todos nós", respondeu.

IMG_2683 copiar

Canal de Porto Novo recebeu larvicida para bloquear o ciclo de crescimento do mosquito



A ação segue até esta terça (16) e acontece das 9h às 16h. Os moradores foram orientados a descartar entulho na porta de suas casas para que, ao final da tarde, caminhões da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) façam o recolhimento. Foi ainda aplicado larvicida no canal vizinho de Porto Novo, como forma de prevenção. O mutirão está na região desde a última quinta-feira. Estão previstas visitas a mais de sete mil imóveis no bairro.