Secretaria de Agricultura realiza entrega definitiva de microtrator para produtores rurais de Roda D’Água
Por Marketing, postado em 27/02/2014
A Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) vai oferecer mais ajuda ao homem do campo e acréscimo na produção. Isso, graças ao microtrator, adquirido por meio de uma emenda parlamentar, que foi entregue para a Associação Rural de Produtores de Roda D’Água (Aproder), na última sexta-feira (21), para ser utilizado no preparo da terra das propriedades familiares da região. Entre os benefícios da máquina recém-chegada está a redução do trabalho braçal do produtor.
Um dos que aprovaram a nova aquisição foi o agricultor João Rocha Falcão. Ele é nascido e criado na região há 65 anos. Além de ser membro da Aproder, ele cultiva em sua propriedade banana prata, quiabo, abóbora, maxixe, salsa e couve. “O equipamento será de grande importância pra mim, ainda mais diante da falta de mão-de-obra no campo. Antes eu pagava até R$ 90 por hora para o trabalho de preparo da terra feito por um trator. Com esse microtrator, este custo será eliminado, além de ajudar no transporte da produção até ao pátio de embarque de mercadoria, que é entregue nas escolas e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, comemora.
Já para o vice-presidente da Aproder, Thiago Degasperi, a permissão definitiva para o uso do equipamento encoraja o homem do campo a produzir mais. “Havia muita expectativa para o uso deste equipamento. Estamos muito felizes por mais esta conquista e agradecidos pelo empenho da Semag em recuperar o processo de compra e ajudar os produtores”, salientou o vice-presidente.
Para o secretário da Semag, Carlos Cesquim, a entrega deste equipamento é a confirmação de que as políticas públicas estão chegando onde precisam. “Estamos trabalhando para renovar e manter em boas condições de uso os tratores agrícolas da secretaria, a fim de apoiar o agricultor nas atividades produtivas dentro das unidades de produção familiar”, afirmou. Para comprovar o compromisso da secretaria com a área rural, no ano de 2013 foram preparados aproximadamente 160.000m² com os serviços de aração e gradagem da terra.
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon (com informações de Wanderson de Souza)
Jornalista responsável: Marcelo Pereira