Independente de Boa Vista triunfa e é a campeã do Carnaval 2014

A comunidade compareceu em peso no Ginásio do Álvares e soltou o grito de "É campeã" após a nota máxima do samba-enredo.FOTO:  Semco/Lucas Calazans

A comunidade compareceu em peso no Ginásio do Álvares e soltou o grito de "É campeã" após a nota máxima do samba-enredo.FOTO: Semco/Lucas Calazans


A Independente de Boa Vista é a campeã do Carnaval em 2014. O perfume espalhado no ar no Sambão do Povo reverberou na nota dos jurados e trouxe o tricampeonato para a agremiação de Itaquari. E foi um título difícil e sofrido: a Boa superou a Mocidade Unida da Glória (MUG), de Vila Velha, com a diferença de 1,1 ponto. A Águia Furiosa terminou em primeiro lugar com 297,8 pontos. Além disso, a Boa Vista não sofreu nenhuma penalidade e ainda viu o seu samba, “Teu Cheiro Me Dá Prazer”, receber nota 10 de todo o júri na tarde da última terça-feira (25).


Durante a apuração, olhos e ouvidos atentos ao painel das notas. Nos quatro primeiros quesitos, a MUG levava leve vantagem por décimos. O que se falou no desfile se confirmou na apuração: a disputa ficou mesmo entre as escolas de Cariacica e Vila Velha. O jogo começou a virar para a Boa Vista a partir do quesito alegoria. Com a nota 10 aparecendo com mais frequência, os gritos de “Boa Vista campeã” começaram a ficar ensurdecedores no Ginásio do Álvares Cabral. A consagração e a certeza veio com as notas máximas para o samba-enredo.


 

 

vitoriaboa2


O título de 2014 se junta aos de 2010 e 2012. O presidente e um dos autores do samba, Emerson Xumbrega, emocionado, considerou que o resultado foi o trabalho desenvolvido pela comunidade que leva a escola no coração e, de quebra, contagia a cidade. “A Boa Vista conquistou o seu lugar por causa da garra dessa gente humilde que tem amor ao que faz e ao lugar onde mora. Esse título vai para toda a Cariacica pois sei que nossa escola trabalha pela auto-estima do nosso povo”, declarou.


Ele também informou que o preparo para 2014 envolveu uma maior atenção em pontos que precisam ser aprimorados. “Treinamos muito para melhorarmos a nossa evolução, que sempre era um problema. Chegamos a ensaiar fora da quadra, para cronometrar o tempo, e muita gente achou que a gente era maluco. Mas, graças a Deus, a Santa Luzia e a São Bento, nosso padroeiros, deu tudo certo”, comemorou. O presidente lembrou que o Carnaval no Espírito Santo tem crescido e as escolas melhoram a cada ano que passa. “Todas as nossas irmãs de avenida estão de parabéns. E isso significa que a tendência é essa: para ganhar um campeonato você vai ter que suar e sofrer muito porque todas as escolas estão em alto nível”, comparou.


 

 

vitoriaboa3


O prefeito Geraldo Luzia Júnior acompanhou a apuração no meio dos torcedores. Ele vibrou com o público e resumiu a alegria da vitória numa frase em sintonia com o samba-enredo: “Cariacica hoje é a essência do samba”, sintetizou. Na saída do Álvares, começava a festa. A comemoração continuou na quadra em Itaquari pela noite afora. O troféu passou de mão em mão para quem quis postar em redes sociais.


 

 

Informações à Imprensa:
Texto:Marcelo Pereira
Jornalista responsável:Alcione Coutinho