GPS no combate ao mosquito Aedes Aegypti

Em Cariacica, o GPS é a nova arma na luta contra o Aedes aegypti - causador da dengue, zika e chikungunya. A partir de agora, terrenos baldios, casas já visitadas por agentes de endemias e que continuam cheias de lixo, e áreas abandonadas com focos do mosquito serão mapeados pelo sistema, o que permitirá a localização do proprietário do imóvel. Uma vez identificado, é dado um prazo para que o local seja limpo e cercado, caso isso não aconteça, o dono da área será notificado e multado.

O trabalho é desenvolvido da seguinte maneira: após receber a denúncia do terreno com lixo, a equipe de Vigilância Ambiental e Proteção Animal, da Secretaria de Saúde, vai até o endereço. Lá, registra o ponto por meio do GPS e encaminha para o setor de cadastro imobiliário, da Secretaria de Finanças, para que o proprietário da área seja identificado.

O passo seguinte é a publicação da notificação no Diário Oficial de Cariacica, que está no site da Prefeitura (www.cariacica.es.gov.br) na aba publicações/Diário Oficial. “Aguardamos cinco dias para que o dono do terreno realize a limpeza. Caso isso não aconteça, fazemos a segunda chamada no Diário Oficial. Novamente, é dado mais cinco dias de prazo”, explica o coordenador de Vigilância Ambiental e Proteção Animal, Luiz Roberto Meneghel.

Se essa medida também não funcionar, a denúncia segue para a Vigilância Sanitária. “Como esse é o último estágio da situação, enquadramos o proprietário do terreno no Código Municipal de Saúde – decreto 33/97”, destaca o gerente de Vigilância em Saúde, Alberto Vidal. O valor da multa é de R$ 1.467,20.

Em caso de denúncia de áreas abandonadas você pode entrar em contato com a Prefeitura por meio dos telefones e endereços: Ouvidoria da Saúde, 3354-5602 ([email protected]), Disque Dengue, 3343-6633 ([email protected]) e Vigilância Sanitária, 3354-5629 ([email protected]).