Cariacica ganha Batalhão do Corpo de Bombeiros com integração da Defesa Civil
Por Marcelo Pereira, postado em 06/04/2016
Fotos Claudio Postay

Prefeito Juninho assina convênio entre Prefeitura de Cariacica e Governo do Estado integrando a Defesa Civil ao 6º Batalhão da Companhia
Agora é oficial: a Defesa Civil passa a ocupar as dependências do 6ºBatalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Cariacica. A assinatura do convênio entre a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros aconteceu na manhã desta quarta (06), durante cerimônia de instalação do próprio Batalhão, que antes era uma companhia especializada, na classificação militar. O evento contou com a presença do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, o secretário da Segurança Pública, André Albuquerque Garcia, o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Oliveira Júnior e o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, Marcelo D’Isep Costa, além do secretariado, representantes da Câmara Municipal e lideranças comunitárias locais.
Com a parceria, os integrantes da Defesa Civil estarão atuando juntos aos bombeiros, compartilhando informações estratégicas sobre a cidade, além de participar de cursos de aperfeiçoamento da corporação. O Batalhão vai atender aos municípios de Cariacica, Viana, Serra, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá, numa população estimada em 993 mil pessoas, ou 25,8% da população capixaba.

Governador Paulo Hartung exaltou as conquistas recentes da gestão da cidade e as obras em andamento em Cariacica
O governador lembrou desse contingente a ser servido pelos bombeiros e, com a instalação do Batalhão, parabenizou Cariacica por estar cumprindo o seu papel como cidade de recente destaque na Grande Vitória. "É um município que, devagarzinho, está assumindo o seu status diante do Estado", declarou Hartung, recordando das grandes obras que estão em andamento na cidade como a construção da Rodovia Leste-Oeste e a instalação do futuro Hospital Geral de Cariacica, no bairro Campo Belo.
O prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, em sintonia com Paulo Hartung, também ressaltou as conquistas da população nos últimos anos como a vinda de grandes empreendimentos empresariais, shoppings, condomínios residenciais e supermercados, além da instalação do Pronto Atendimento de Alto Lage. O conceito de melhorias acompanha também a inauguração do Batalhão. "A instalação deste Batalhão significa a emancipação da cidade no segmento militar do Espírito Santo. Agora, além de uma corporação da Polícia Militar, também temos uma unidade de alta patente do Corpo de Bombeiros em atuação aqui e fechamos essa rede. Também é um espaço mais adequado de nossa Defesa Civil para prestação de contas à nossa população", destacou.
Integração

Prefeito Juninho (ao centro) com secretário de Defesa Social (à esquerda), Fabrício Dutra, coordenador chefe da Defesa Civil de Cariacica (à direita), coronel Inácio Darós, e integrantes da Defesa Civil do município
A atuação da Defesa Civil de Cariacica com o Corpo de Bombeiros está em sintonia com o conceito contemporâneo de segurança. Essa é opinião do secretário municipal de Defesa Social, Fabrício Dutra, ao qual a Defesa está subordinada. "Essa gestão vem cumprindo de forma muito sensata aquilo que está preconizado na novas diretrizes daquilo que é chamado de integração no contexto de segurança pública", afirmou. "Nosso maior ganho vai ser o aperfeiçoamento de nossos profissionais junto aos bombeiros com a certeza de um atendimento de qualidade à população", reforçou o coordenador chefe da Defesa Civil de Cariacica, coronel Inácio Darós.
O escritório da Defesa saiu do Palácio Municipal, em Alto Lage, e fica agora localizado na sede dos Bombeiros, na BR 262, no trevo da Ceasa. Apesar da mudança de local, ela continua atrelada à Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes). O telefone de plantão também não mudará. Em caso de emergência, a Defesa Civil continua a ser acionada pelo 9 8831-6000.
Veja mais momentos na galeria de fotos: