Liberação de FGTS para afetados pelas chuvas em Cariacica começa de forma tranquila

Atendimento no Faça Fácil pela ação da Defesa Civil: garantia de agendamento na Caixa Econômica.FOTO:

Atendimento no Faça Fácil pela ação da Defesa Civil: garantia de agendamento na Caixa Econômica.FOTO:


Um primeiro dia tranquilo no atendimento para liberação do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) aos afetados pelas chuvas de dezembro no Faça Fácil em Cariacica. A ação, coordenada pela Defesa Civil, vai encaminhar os moradores para uma avaliação agendada na Caixa Econômica, a fim de saber se terão direito ao saque do benefício.


A organização foi a palavra-chave neste primeiro dia. E não poderia ser diferente. Às 7h30, já eram distribuídas as senhas. Já na entrada do Faça Fácil, uma fila de interessados passava por uma pré-triagem. Servidores de diversas secretarias, convocados pela Defesa Civil, tiravam as dúvidas sobre documentação exigida (confira listagem abaixo) . Quem tinha tudo completo era conduzido para o interior do prédio onde uma outra turma de voluntários da Prefeitura conferiam cópias e originais dos documentos e davam acesso para o agendamento final para o banco num guichê do andar superior.


O coordenador da Defesa Civil, Jarbas Siqueira, aprovou a proatividade dos servidores em atender à população afetada. “Nosso ritmo de atendimento está muito bom. A atenção dada a quem já chega na primeira fila, ainda do lado de fora, esclarece a pessoa e ela tem tempo hábil de trazer algum documento esquecido”, explicou. Siqueira também elogiou a parceria com o Governo do Estado, através do Faça Fácil. Ele frisava para os moradores que a liberação depende exclusivamente da Caixa Econômica.


Aprovação


geniel


O conferente Geniel Fernandes, 31 anos, chegou bem cedo para garantir o direito ao saque do FGTS. Morador de Sotelândia, ele teve sua casa alagada no final de 2013, durante a temporada de fortes chuvas que atingiu todo o Espírito Santo. “Soube da liberação por uma matéria de jornal. Fui muito bem atendido e agora saio daqui com uma entrevista na Caixa marcada para amanhã (quarta-feira). Vou usar o dinheiro para comprar móveis novos. É vida que segue”, comemorou.


Quem teve sua residência afetada pela chuva e deseja sacar o fundo de garantia poderá procurar o Faça Fácil, próximo ao Terminal de Campo Grande, de segunda a sexta, das 8h às 17h, até o dia 13 de março.


Saiba mais:
A Caixa Econômica vai avaliar a situação de cada cidadão no momento em que os documentos forem entregues. O morador vai então saber se terá ou não direito ao FGTS. A Caixa ressalta que o limite de saque é de até R$ 6.220,00 (seis mil, duzentos e vinte reais) e que o cidadão só terá direito à liberação do beneficio se o intervalo entre uma movimentação e outra for superior a 12 meses. Vale ressaltar, contudo, que só terá direito ao saque o trabalhador que tiver saldo de FGTS em sua conta.


Documentos


O morador deverá levar os seguintes documentos, originais e cópias simples (cópia autenticada não substitui o documento original):


1. Documento de Identificação do Trabalhador (Serve como identificação)
- Identidade (RG) ou Identificação Militar ou Carteira de Motorista ou Passaporte emitido pelo Departamento de Polícia Federal ou Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS ou Cartão de Identificação do Trabalhador – CIT.


2. Comprovante de inscrição no PIS/PASEP


3. Carteira de Trabalho – CTPS:
- Deve ser apresentada cópia da frente e verso da folha com a foto da Carteira de Trabalho e cópia das folhas que contenham os contratos que a pessoa tem interesse em sacar.


4. Comprovante de inscrição no CPF


5. Comprovante de endereço da residência do Trabalhador:


- Conta de água ou de luz ou de telefone ou de gás


6.Comprovantes financeiros:


- Extratos bancários ou carnês de pagamento com código de barras;
- Conta de cartão de crédito ou de qualquer outro documento que tenha sido emitido pelos Correios, desde que tenha código de barras.


E atenção:


- Cópia autenticada não substitui o documento original, por isso, além da cópia, apresentar o documento.
-Verificar sempre o prazo de validade do documento.
- Comprovante de residência deverá ter a data de emissão no período entre 23 de agosto e 23 de dezembro (120 dias antes do decreto). Os decretos referidos são o 207/2013, publicado em 27 de dezembro, e o do Governo do Estado, sob o número 2924-S, publicado em 23 de dezembro de 2013. Ambos reconhecidos pela Portaria 151/2013, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, publicada no Diário Oficial da União (DOU), de 24 de dezembro de 2013. Deverá estar no nome do próprio morador ou dos pais (mediante comprovação de filiação constante na Carteira de Identidade e declaração, sob as penas de lei, que reside no local de desastre) ou de cônjuge (mediante comprovação constante em Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável).


- Não será aceita a segunda via de documento emitido pela internet.


A Defesa Civil Municipal alerta que só será atendido aquele morador que esteja com a documentação correta em mãos . Todos os documentos devem estar em nome do cidadão que for sacar o FGTS, exceto o comprovante de residência que pode estar em nome de seus pais, ou de seu cônjuge, munido da certidão de nascimento e de casamento. Se o munícipe morar de aluguel, é necessário levar o contrato de locação com firma reconhecida de 23 de agosto até 23 de dezembro de 2013.


Serviço:


Liberação de FGTS para afetados pelas chuvas em Cariacica
Quando: de 18 de fevereiro a 13 de março (segunda a sexta, das 8h às 17h).
Onde: Faça Fácil, av. Aloízio Santos, nº 500, Santo André, Cariacica.
Próximo ao terminal de Campo Grande.
Informações: 3346-6111 e 3346-6112.


Confira no link ao final da página a relação dos bairros atingidos segundo a Defesa Civil de Cariacica:




Informações à Imprensa:
Texto:Marcelo Pereira
Jornalista responsável:Alcione Coutinho


Anexo(s)
Bairros atingidos