Mirante da torre de Alto Boa Vista: de ponto viciado de lixo a jardim suspenso
Por Marcelo Pereira, postado em 20/04/2016
Fotos Claudio Postay
A vista da casa da artesã Maria de Fátima Rodrigues, 56 anos, moradora de Alto Boa Vista, agora ficou mais bonita. Residente ao lado do mirante das torres de alta tensão, ela amargava ter que encarar um terreno que sofria com acúmulo constante de lixo e entulho. Mas a união fez a força. Ela somou a sua vontade de mudar o rumo dessa história com os vizinhos e puseram a mão na massa. Ou melhor, na terra.
Após a capina e roçagem, essa turma animada de 10 pessoas apaixonadas pelo bairro contou com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), que promoveu uma limpeza recorde no terreno. Foram retiradas 20 toneladas de lixo. "Agora dá gosto de ver o nosso jardim, pois o mirante se transformou num local bonito de se ver e de frequentar", declara, feliz com o resultado.
![IMG_0007 copiar](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2016/04/IMG_0007-copiar-300x200.jpg)
Projeto paisagístico inclui plantio de espécies ornamentais onde antes era local de descarte inadequado de lixo
E não é pouco: o mirante com vista para a baía de Santo Antônio e Segunda Ponte realmente mudou de aspecto. Bem diferente do que se via há uma semana com uma montanha de lixo e entulho poluindo a base das duas torres e sendo foco de ratos e outras pragas. O terreno limpo está recebendo mudas e plantas do viveiro municipal. Elas dão um outro visual, incrementado ainda mais com os pneus coloridos. Este material foi todo obtido pelos moradores apaixonados pela causa, que foram atrás dos pneus em borracharias e empresas da região.
"A maioria respeita o horário e os pontos da coleta mas há sempre alguém que destoa, jogando lixo onde não deve", argumenta o engenheiro eletricista José Arlindo, um dos integrantes do grupo "Vizinhos Unidos na Limpeza", criado especialmente para cuidar do mirante. "O poder público tem a obrigação dele mas acredito que nós, que pagamos impostos, também devemos contribuir. E uma das formas é criando hábitos de cidadania, sempre pensando no outro, como o de descartar seu lixo em local apropriado", reforça. Arlindo lembra que, por diversas vezes, a Prefeitura limpou o terreno mas ele sempre voltava a ficar sujo. "Fizemos uma eco-ocupação", brinca. "Com este jardim, as pessoas passarão a frequentar o espaço e não haverá motivo para se descartar lixo aqui", comemora.
Paisagismo
O "jardim suspenso" já está ganhando uma série de plantas ornamentais. "Fornecemos mudas de agaves, dólares-roxos, leias, além de patas-de-vaca. Após o recolhimento do lixo foi feita uma escalificação da terra (raspagem) para nivelarmos o terreno a fim de plantar essas espécies", detalha o assessor técnico da Seminfra, Claudemir Kirmse.
O plantio garantiu a alegria da agente de viagens Ana Nogueira, 53, que também participou da ação. "A energia que gira aqui é boa. Inclusive, o local está aproximando as pessoas. Gente que nem se falava aqui na rua, não tinha tempo para parar e conversar, agora para neste local e compartilha seu dia-a-dia", celebra.
Ana agora tem orgulho em ver que o ponto de referência próxima a sua casa não é mais a "torre do lixão". "É o jardim do mirante", celebra.
Pontos viciados
O acúmulo irregular de lixo é um problema recorrente na cidade. A Seminfra trabalha na eliminação de cerca de 311 pontos viciados de lixo. Para denunciar qualquer situação de descarte irregular de lixo, o morador pode ligar para a Coordenação de Posturas de Cariacica, no telefone 3354-5113. Em caso de descarte de móveis e eletrodomésticos usados, deve ser acionado o serviço Papa-Móveis pelo telefone 3354-5450.