tacibá recebe Cras com expectativa de atender 5 mil famílias

Prefeito de Cariacica inaugura o Centro de Referência em Assistência Social.FOTO: Semco/ Claudio Postay

Prefeito de Cariacica inaugura o Centro de Referência em Assistência Social.FOTO: Semco/ Claudio Postay


Foi inaugurado o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Itacibá, nesta segunda-feira (17). O equipamento, por meio do qual são oferecidos vários serviços da política pública de assistência, foi remanejado de Campo Grande. O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior, deixou claro o objetivo da mudança. "Nossa intenção é dar mais facilidade de acesso aos serviços oferecidos pelo Cras a aqueles que mais precisam", informou.


O secretário municipal de Assistência Social, Douglas Lopes Gomes, explicou que essa transferência de sede foi realizada com base na Lei Municipal 4966/2013. “De acordo com essa lei, os equipamentos públicos devem buscar áreas de maior vulnerabilidade. Hoje, nós não temos como ampliar esse serviço com um novo Cras, então, estamos remanejando o de Campo Grande para Itacibá, que é uma região mais vulnerável. Contudo, nenhuma família de Campo Grande vai deixar de ser assistida", pontuou.


lider_itaciba


Em Cariacica há oito Cras fixos e um móvel. A previsão é de que 5.000 famílias sejam referenciadas no de Itacibá. O presidente da Associação de Moradores de bairro, Edgar Pedro Teixeira, afirmou que é maravilhoso saber que a comunidade vai poder contar com um instrumento do qual o bairro precisa tanto. A dona de casa Eni Patrocínio dos Santos, 54 anos, concorda. "Vai ser uma melhoria muito grande. Essa é mais uma conquista da Prefeitura e da comunidade", destacou.


O que é o Cras?


O Cras é de um equipamento da Assistência Social. Por meio dele são oferecidos vários serviços da política pública do setor para pessoas em situação de vulnerabilidade social, devido, entre outros motivos, a precariedade de recursos financeiros ou fragilização de vínculos afetivos. A gerente de proteção social básica da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Cristina de Souza, explica que o Cras é a casa das famílias. É a porta de acesso a vários direitos. Nele, cada família que chega é acolhida, atendida, recebe encaminhamentos e orientações.


Entre os serviços oferecidos estão os grupos de convivência para o fortalecimento de vínculos. Além disso, é um meio de acesso aos benefícios do Governo Federal, tais como o Bolsa Família. E, ainda, é nele que as pessoas que estão em busca de uma oportunidade podem se inscrever no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e construir uma nova perspectiva para o futuro.


Serviço:


Endereço: rua Nilton Balestreiro, nº 6, (próximo ao restaurante Vitanutri), em Itacibá
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.
Telefone: 3346-6260
Abrangência: o Cras de Itacibá atenderá famílias de Nova Valverde, Tucum (Tucum e São Silvestre), Itacibá (Itacibá e Ferdinando Santório), Campo Grande (Campo Grande, Dona Augusta e Laranjeiras), Dom Bosco (Dom Bosco e João Júlio Daher), Itanguá (Itanguá, São Luiz, Aldeia do Coco, Jucutupê e Mata da Praia), Nova Brasília (Nova Brasília e Frincasa), Oriente, Rio Branco (Rio Branco e Vila Bandeirantes), Alto Lage, Expedito, Sotema, Itaquari e Alto Boa Vista.


Informações à Imprensa:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Marcelo Pereira