Secretário municipal de Cariacica será um dos condutores da tocha olímpica Rio 2016

Apesar de não estar no trajeto da tocha olímpica, Cariacica participará do evento com um representante. O secretário municipal de Controle e Transparência, Eliezer Soares Rocha Junior, será um dos 12 mil condutores do maior símbolo dos Jogos da Rio 2016. Ele foi escolhido pelo Comitê dos Jogos Olímpicos Rio 2016 no revezamento do fogo que manterá a pira acesa durante as competições na Cidade Maravilhosa, entre 5 e 21 de agosto. Assim, no dia 17 de maio, ele conduzirá a chama num trecho determinado pelo COB em Vila Velha e que ainda não foi divulgado. No Espírito Santo, além de Vila Velha, o revezamento da tocha passará por Guarapari, Serra, Linhares, Aracruz, São Mateus, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Vitória.

Adepto de corrida de rua e atleta amador na modalidade, Rocha foi selecionado por causa de sua história. Durante os Jogos Panamericanos de 2007, ao acompanhar, no Rio, a prova da maratona, ele entregou a bandeira brasileira, que estava carregando junto à multidão, ao corredor brasileiro Franck Caldeira, que cruzou a linha de chegada com ela em primeiro lugar.

Naquele dia, nos trechos finais da prova, Caldeira o viu acenando com a bandeira. Ele fez um gesto pedindo para levá-la consigo. Rocha correu atrás do atleta, para levar a lembrança. "Foi difícil, tive que me esforçar para aproximar dele e deixar a bandeira", lembra, com humor. Naquele jogo de gato e rato, a flâmula foi entregue para o maratonista, que se tornou medalhista de ouro no Pan. O esforço valeu a pena, mas a bandeira se extraviou.

IMG_0600 copiar

Autógrafo do maratonista Franck Caldeira na bandeira do secretário municipal de Controle e Transparência de Cariacica



"No meio da comemoração, não consegui mais reaver a bandeira pois teria que voltar ao Espírito Santo no dia seguinte. Tempos depois, ao competir em uma edição da 10 Milhas Garoto, Caldeira também iria participar. Uma emissora de TV promoveu o nosso encontro para recordar o momento. Eu levei uma outra bandeira. Ele se desculpou por não ter conseguido devolver aquela primeira, que eu o entreguei na maratona.  Nem precisava, não foi incômodo algum. Mas, ele deu autógrafo", comenta.

 Lembrança

A bandeira autografada nunca mais saiu de sua vista. "Foi realmente um momento único entregar aquela bandeira para Franck Caldeira, campeão de ouro da Maratona dos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro 2007. Eu a perdi mas veja como o destino dá voltas: por causa dela, acabei me tornando um dos condutores da Tocha Olímpica! A emoção vai ser maior ainda e inesquecível. Além disso, vou representar Cariacica, município que soube me acolher muito bem e para o qual eu contribuo com meu trabalho na Semcont da Prefeitura Municipal", exalta.

O secretário tem realmente espírito olímpico e alma de atleta. No seu dia-a-dia, pratica corrida e caminhada e está sempre de olho em competições de rua Brasil afora. "Dentro da filosofia das Olimpíadas, o importante é nunca deixar de competir", finaliza.