Secretarias de Meio Ambiente e de Serviços irão transformar pontos viciados de lixo em jardins

Limpeza de resíduos sólidos realizada na última quinta (13), no bairro Caramuru.FOTO: Semmam

Limpeza de resíduos sólidos realizada na última quinta (13), no bairro Caramuru.FOTO: Semmam


Visando ao cumprimento do Termo de Compromisso Ambiental (TAC), assinado em dezembro de 2013, que envolve limpeza de pontos viciados de lixo, ampliação da coleta seletiva e educação ambiental, foi criado o Núcleo de Educação Ambiental, com a formação de diversas secretarias. Com isso, as de Meio Ambiente (Semmam) e de Serviços (Semserv) iniciaram a limpeza de resíduos sólidos em alguns pontos da cidade. O próximo bairro beneficiado será o de Vila Capixaba, nesta quarta-feira (19).


A primeira ação de limpeza dos pontos de lixo ocorreu na última quinta (13), no bairro Caramuru. Segundo a Semmam, este é um projeto piloto e, primeiramente, a limpeza acontecerá nos cinco bairros onde ocorre a coleta seletiva. São eles: Caramuru, Vila Capixaba, Nova Canaã, Flexal I e II. Para o secretário da Semmam, Renan De Nardi De Crignis, a limpeza dos pontos viciados marca o início de uma mudança na maneira de enfrentar o lançamento de resíduos em locais inadequados. “A população precisa participar ativamente não só denunciando quem lança os resíduos, como também fazendo a destinação final de maneira correta”, destacou.


Para que os locais limpos não voltem a ser destinação irregular de lixo, a Semmam irá fazer paisagismo no local, inibindo a disposição dos resíduos. O trabalho será desenvolvido pela Gerência de Saneamento Ambiental. Os moradores do entorno também receberão noções de educação ambiental, com informações de preservação do espaço e cuidado com o meio ambiente.


O Núcleo de Educação Ambiental é formado pelas secretarias de Obras (Semob), Cultura (Semcult), Educação (Seme), Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semdur) Meio Ambiente (Semmam), Serviços (Semserv) e Governo e Gestão Estratégica (Semgep).


Em Cariacica, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) está em processo de licitação para contratação de empresa para elaboração do mesmo.


Reciclagem
Atualmente, Cariacica conta com coleta seletiva em cinco dos 100 bairros que compõem o município. São eles: Vila Capixaba, Caramuru, Nova Canaã, Flexal I e Flexal II. Neles, são recolhidas 6,1 toneladas de material reciclável por mês para reaproveitamento.


Dias de coleta
Em Nova Canaã, Flexal I e Flexal II, a coleta seletiva é feita uma vez por semana: sempre na quinta-feira, a partir das 17h. O material recolhido tem como destino a Associação de Catadores FlexVida, de Nova Canaã, e a Associação Beneficente dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acamarp), de Nova Rosa da Penha. Para o lixo úmido ou não separado, o caminhão de recolhimento continua passando normalmente, nos dias já conhecidos pelos moradores: terças e quintas-feiras e sábados, a partir das 7h.


No bairro Caramuru, o recolhimento do lixo reciclável acontece toda quinta-feira; e, em Vila Capixaba, nas quartas-feiras. Nos dois casos, também a partir das 17h.


Cariacica Recicla
O Programa Cariacica Recicla foi criado em 2008 e tem como objetivo principal a separação dos resíduos em sua origem: residências, comércios, indústrias e outros, além de maximizar a reciclagem, gerar emprego e renda, dispor os resíduos gerados adequadamente e cumprir a legislação e as normas aplicáveis. Hoje, todo o material reciclável recolhido no município é encaminhado para associações de catadores.




Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira