Defesa Civil faz cadastramentos de famílias protegidas por geomanta

A Defesa Civil fará uma força-tarefa a partir deste mês para cadastramento das famílias beneficiadas pela aplicação de geomanta. A ação vai começar nesta terça (10), a partir das 9h30, no bairro Nova Canaã, última localidade a receber a proteção contra deslizamento de terra em encostas.

A equipe irá abordar os moradores do entorno em visitas domiciliares. "Nosso cadastro será atualizado com o número de domicílios protegidos, número de pessoas residentes em cada unidade habitacional e a opinião e impressão delas em relação à vizinhança com a geomanta", sintetiza o coordenador operacional da Defesa, Alexandre Ribeiro. Em Aparecida, bairro que ainda vai receber a proteção, a entrevista estará relacionada às etapas da implantação do produto. "Com esses moradores, explicaremos os benefícios e a diferença em seu cotidiano com a instalação da geomanta", diferencia.

Os técnicos ainda farão reforço junto aos moradores do entorno dos bairros que já contam com geomanta no que se refere à preservação e conservação. "O morador se tornará o nosso parceiro, o nosso fiscal permanente. Ele irá ser os nossos olhos para garantir que não haja depredação e vandalismo, nem construção onde o produto está aplicado", acrescenta.

Pioneirismo

Atualmente, Cariacica conta com Cariacica é o município pioneiro no Estado que utiliza a geomanta. Atualmente, o benefício está presente em quatro bairros: Porto de Santana, Itanguá, Bandeirantes e Nova Canaã. São mais de 25 mil pessoas protegidas.

Para se aplicar, inicialmente o terreno sujeito a erosão recebe uma camada de composto de PVC. Após a secagem, toda a área receberá jateamento com argamassa. A finalização é feita com pintura na cor verde. O serviço da geomanta começou a ser realizado em novembro de 2014 e a tecnologia é aplicada pela empresa TDC Construções Ltda, que tem a cidade do Recife como modelo desde 2013.