Prolar faz festa em entrega de praça
Por Marcelo Pereira, postado em 07/05/2016
Fotos Lucas Calazans
Teve até aula de zumba. O clima de festa deu o tom na cerimônia de entrega da praça João Felisbino da Silva, em Prolar, na noite da última sexta-feira (6). O evento contou com uma praça lotada comemorando a realização de um sonho batalhado pela comunidade em mais de duas décadas. Agora, com o empenho da atual administração, crianças, adultos e idosos podem ter, enfim, um local de convívio e lazer. Todos festejaram tendo a participação do prefeito Geraldo Luzia Júnior, secretariado, representantes da Câmara Municipal e lideranças locais.
Para provar que o bairro está disposto a ocupar o novo espaço sem dar trela para o sedentarismo, um grupo de ginástica, comandado pela professora Sanya Silveira e integrante do projeto da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) que leva atividades físicas aos bairros da cidade, fez uma performance animada para dar início aos trabalhos.
Em seu momento de agradecimento, o presidente da Associação de Moradores do Bairro Prolar (Amop), Paulo Cesar Rodrigues Onofre, o PC, lembrou que o prefeito Juninho fez mais pela região em quase três anos de gestão do que nos 20 anos de outras administrações. "A arrecadação da nossa cidade é pequena mas a gestão atual consegue fazer muito por nós porque o diálogo na Prefeitura agora é constante e muito mais aberto", comemorou.
O prefeito Juninho lembrou da luta da comunidade em sempre se manter fiel às suas reivindicações e disse que a praça é símbolo palpável dessa vitória. "Prolar é exemplo de comprometimento. Além das ruas, identificamos que havia um descaso também em relação a um espaço que a comunidade necessitava. Temos a alegria de entregar esta praça dentro da tarefa de fazer aquilo que é possível com um orçamento limitado frente à atual situação econômica do País", enfatizou, lembrando que, até o momento, seu governo entregou mais de 505 obras, dentro do desafio de executar projetos inovadores com poucos recursos. O prefeito reforçou o apelo para que a comunidade tome conta da nova praça e que a conserve, fazendo um uso consciente e responsável.
Ocupação
A aposentada Laudenir Pinheiro, 75, uma das moradoras mais antigas do bairro, era só alegria. Há 26 na região, ela agora acredita que a qualidade de vida na região só tem a melhorar. "É uma grande conquista feita pelos esforço do prefeito e do nosso presidente da associação de moradores. É um espaço que vai servir para todos: as crianças irão brincar, os adultos e idosos poderão se encontrar e ter um lugar para passear. Sem contar que já tem gente ganhando um dinheirinho extra porque a praça já vai receber uma feira de comidas típicas no final de semana", informou.
Com 200 metros quadrados de área construída, a praça João Felisbino da Silva conta com áreas de convívio, quatro conjuntos de cadeiras e mesas com tabuleiros para jogos, oito bancos, além de uma rotunda na sua área central para apresentações culturais e eventos diversos. Foram incluídas também rampas de acessibilidade para cadeirantes, coincidindo com as faixas de pedestres das ruas do entorno. O investimento da construção da praça de Prolar foi de R$ 64.127,89.
O nome faz referência a um morador já falecido que plantou e cuidou das mudas que hoje são as árvores que dão sombra e frescor à praça.
Momentos da inauguração da Praça João Felisbino da Silva, em Prolar