Igualdade racial relembra conquistas no 13 de maio

Durante os últimos três anos, Cariacica recebeu um conjunto de políticas e ações voltadas à promoção da igualdade racial com iniciativas voltadas à reparação e à reversão dos quadros de desigualdade, com o objetivo de construir pontes que aproximem as realidades de brancos e negros no município de Cariacica. Neste 13 de maio, quando há 128 anos era extinto o trabalho escravo no Brasil, a Gerência de Igualdade Racial, (GPP), ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, relembra algumas dessas conquistas.


Estas políticas públicas de natureza diversa, adotadas em diferentes níveis de nosso governo, têm sido capazes de impulsionar a construção das bases da igualdade e, segundo indicadores, já é notável uma melhoria na vida da população negra no acesso a serviços e direitos.


No município de Cariacica foram decretadas diversas e novas leis que auxiliam a construção da igualdade sócio racial:




  • Lei 5.010/20130 - Estabelece o dia Municipal da Mulher Negra, no qual trabalha a autoestima e a valorização desta mulher como sujeita da história.

  • Lei Municipal 5.293/2014 – Criação do Conselho Municipal de Negras (os) que tem competência de desenvolver estudos, propor medidas e políticas voltadas para a Comunidades Negras e Afrodescendentes, visando à eliminações das discriminações que atingem a sua integração plena na vida socioeconômica, política, cultural e religiosa na cidade de Cariacica.

  • Realização do Festival da Cultura Negra no município na semana da Consciência Negra.

  • Criação e realização do Projeto Mapeando Nosso Axé.

  • Adesão ao Programa Juventude Viva.

  • Adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial.