Cariacica ganha unidade do Corpo de Bombeiros
Por Analine Izoton, postado em 18/06/2014
Agora, o município de Cariacica conta com a presença efetiva do Corpo de Bombeiros. A inauguração da Companhia Independente Especializada em Cariacica, localizada na BR 262, trevo da CEASA, aconteceu nesta segunda-feira (16), com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Junior, entre outras autoridades estaduais e municipais.
Sob o comando do major Rodrigo Rigoni, a nova unidade atenderá aos municípios de Cariacica, Viana, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá, e contará com 53 bombeiros militares, 10 viaturas e uma embarcação com motor e reboque. Também resultará em uma considerável redução do tempo de resposta, principalmente para as chamadas de atendimento a acidentes automobilísticos e incêndios florestais.
O governador ressaltou os benefícios da instituição que preza a defesa social da população. “É uma instituição que nos dá segurança na hora da necessidade pois os militares desta corporação estão sempre em alerta. Esta unidade dá a Cariacica a dignidade, o orgulho, o reconhecimento, a auto-estima e nos permite reconhecer a importância desta cidade”, considerou.
Para o prefeito, a entrega é de extrema importância para a cidade de Cariacica, sobretudo para os municípios vizinhos que também serão atendidos. “A caminhada é assim: temos que vencer um desafio a cada dia, mas quando fazemos de forma conjunta, unida, avançamos”, disse, ao mencionar a parceria entre os governos municipal e estadual.
Ele ressaltou as contribuições que atual administração buscará oferecer, a fim de promover o desenvolvimento das ações de segurança pública e defesa social, em especial, a mobilidade do Corpo de Bombeiros. Segundo o prefeito, será necessário melhorar o acesso, a sinalização e a pavimentação do entorno da sede da corporação. “Essa é a nossa tarefa, pensar que esta unidade facilitará o atendimento a qualquer situação futura, mas que também depende da prefeitura contribuir com a mobilidade urbana, para facilitar quando a viaturas precisam atender uma ocorrência”, analisou.
Sede
Os investimentos para a construção da sede somam cerca de R$ 8 milhões, entre instalações físicas, viaturas, equipamentos, mobiliário e conjuntos de materiais (kits) para estruturação das Coordenadorias Municipais e Regionais da Defesa Civil.
O projeto arquitetônico padrão é adequado aos princípios da arquitetura sustentável, eficiência energética e qualidades social, funcional e econômica. Ocupa uma área de 1500 m², distribuído em dois pavimentos.
A Companhia Especializada realizará diversas atividades, tais como salvamento em alturas, atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático e mergulho, atendimento a ocorrências de produtos perigosos, defesa civil, cursos e instruções, vistorias, campanhas educativas, palestras, atividades sociais, prevenção contra incêndio e pânico, combate a incêndio.