Sancionada lei que reconhece importância cultural da "Festa do Bom Jesus"
Por Marlon Marques, postado em 26/05/2016
Fotos Claudio Postay
Parte da história das comunidades que formam as regiões administrativas 10 e 13 em Cariacica, a Festa do Bom Pastor é realizada todos os anos desde o ano 1999 como um rito de fé, com responsabilidade social e de manutenção da cultura, que remonta à colonização portuguesa. As raízes da manifestação vêm de Portugal, que levou a tradição aos locais de colonização como Brasil, Açores e Angola, formando parte do tripé da formação antropológica e étnica da população. E a batalha das pessoas que doaram seu tempo para organizar e fazer a cada ano aumentar o sucesso da programação alcançou uma recente vitória.
Fruto de uma ação que começou dos moradores e fiéis que participam do evento, responsáveis pela coleta de mais de 1.200 assinaturas, um projeto de lei que torna a festa patrimônio histórico e cultural de interesse público foi escrito e defendido na Câmara de Vereadores e, no último dia 16, sancionado sob o número 5.599/2016 pelo prefeito Geraldo Luzia Junior, Juninho. Isto foi possível graças à Lei Municipal 5061/2013, que instituiu o Programa Permanente de registro, proteção e conservação do Patrimônio Imaterial do Município de Cariacica.

Judázio iniciou o movimento que transformou a Festa do Bom Pastor em Patrimônio Histórico e Cultural de Cariacica
Um dos primeiros a provocar a necessidade de uma segurança para a já tradicional festa foi Judázio Fritz Bernadino, morador de Taquaruçu. Ele batalhou por muitas das assinaturas que permitiram o avanço com a legislação. "A festa estava crescendo e tínhamos medo de não conseguirmos mais organizar sozinhos com qualidade e, diante da situação, a ação se tornasse obsoleta", comentou.
O processo agora tem um segundo momento, quando deverá ser registrada no livro de tombamento da cidade. Neste processo leva-se em consideração a continuidade histórica e relevância para memória coletiva, identidade e formação cultural. A partir de então, será permitida assinatura de convênios com o poder público municipal e estadual para financiamento da festa.
A Paróquia do Bom Jesus, coordenadora da Festa, compreende 15 comunidades religiosas alcançando mais de 30.000 habitantes em bairros que apresentam carências sociais, econômicas e ambientais, justificando a ação que além do religioso presa pelo social. O padre Carlos Antônio, líder religioso da Paróquia do Bom Jesus, comemorou a vitória que irá atender a muitas pessoas. "A festa é um momento de alegria para todos na região e de grande importância. Portanto, vamos continuar trabalhando para ampliar o alcance do evento", disse lembrando que trabalho nunca assustou à comunidade.
O prefeito Juninho apresentou o projeto à representantes das comunidades na tarde desta quarta-feira (25), exaltando a importância do momento. "Isso trará maior segurança para quem está a frente. A relevância social e cultural da festa é reconhecida por todos. Por isso apoiei a confecção do projeto de lei e sancionei. Isso ficará de legado para essas comunidades", defendeu Juninho.
Conheça a festa
A Festa do Bom Pastor é realizada pela paróquia da região desde o ano de 1999 durante todo o mês de julho, com ápice na primeira semana de agosto . Ela se caracteriza pela procissão da imagem de Jesus Cristo com o manto púrpura, coroado de espinhos que socorre pessoas angustiadas. Os cinco eventos enfocados são coroação com espinhos. flagelação de Jesus, Via Crucis e o sepultamento.