Comunidade de Nova Rosa da Penha II participa de visita técnica à Praça CEU

A comunidade de Nova Rosa da Penha II conheceu, na noite desta quarta-feira (1º), o Centro de Artes e Esportes Unificados, chamado de Praça CEU, durante uma visita técnica realizada junto com o prefeito Geraldo Luzia Junior, Juninho. A obra – quase finalizada – surpreendeu as cerca de 200 pessoas que visitaram o equipamento pela qualidade e beleza da estrutura.

A praça, de três mil metros quadrados, será destinada à prática de esportes, manifestações culturais, cursos de capacitação, espaço de leitura e atendimento social. Esse local receberá os mais diversos públicos. “A proposta é atender pessoa dos oito aos 80 anos”, destacou o prefeito.

Por isso, a construção abriga no centro do terreno: dois edifícios dispostos numa praça de esportes e lazer. O espaço contará um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro (com capacidade para 60 pessoas) e banheiros. Ao redor do prédio há, ainda, a quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamento de ginástica, playground, área de convivência (com mesas e bancos).

A praça oferecerá também uma pista para caminhada, uma vez que, todo seu entorno será adequado para a prática dessa atividade. O custo da obra é de R$ 2.285.393,94 e está sendo realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Ministério da Cultura.

IMG_6612 copiar“Trouxemos a comunidade até a praça para ouvir o que eles desejam desse espaço. Pois, o projeto prevê uma área humanizada e voltada para atender as demandas dos moradores”, destacou o prefeito. A educadora social Viviane Santos de Jesus, 29 anos, não perdeu tempo e foi logo dando sua sugestão: “A praça deve ser voltada para as famílias. Antes, esse terreno era ocupado por usuários de drogas e vândalos. Com a praça, afastaremos a violência e daremos espaço para cultura, esporte e lazer”, disse.

IMG_6598 copiarA manicure Ingrid dos Santos, 19 anos, mãe da pequena Karla, 2 anos, concorda com a educadora. Ela afirma que a filha adorou os brinquedos do playground. “Além disso, a praça é muito bonita. E, o melhor de tudo, é que terei oportunidade de fazer cursos aqui perto de casa”, ressaltou a manicure.

Para que o local seja um espaço democrático e seguro o prefeito criou o Conselho Gestor da Praça CEU, que será presidido pela secretária de Desenvolvimento Social, Giovana Novaes Buaiz. A primeira reunião acontecerá na segunda-feira (6), às 19 horas. “Trabalhando junto com a comunidade conseguiremos ocupar e conservar melhor o espaço”, frisou a secretária.

IMG_6602 copiarO vendedor Miquéias de Oliveira Ferreira, 35 anos, aprova a ideia e afirma que todos têm que cuidar de um bem comum. “É preciso ocupar este espaço com projetos sociais que tragam retorno para a comunidade”, disse.

 

 

 

 

Galeria de imagens da Praça Ceu