Ação de conscientização da violência contra o idoso no terminal de Jardim América
Por Isabela Campanha, postado em 15/06/2016
Fotos Lucas Calazans
Um olhar diferenciado para o combate à violação dos direitos da pessoa idosa. Foi com essa proposta que o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Cariacica (COMDIC) realizou nesta tarde uma mobilização no terminal de ônibus de Jardim América. A ação de conscientização faz referência ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa celebrado hoje, dia 15 de junho.
Os conselheiros do COMDIC entregaram aos cidadãos exemplares do Estatuto do Idoso e folders educativos atentando para a importância da denúncia da violência contra os idosos. Além de divulgar os canais de denúncia, a mobilização teve como objetivo atentar o s moradores para a existência do Conselho do Idoso de Cariacica. O órgão, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, tem como competências acompanhar e fiscalizar a Política Municipal de atendimento e proteção dos direitos da pessoa idosa de Cariacica.
Durante a ação, os passageiros e funcionários do terminal conferiram a apresentação do Coral Nossa Voz, do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Cariacica (IPC), composto por servidores aposentados. A iniciativa da mobilização é resultado da parceria do COMDIC com a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) para chamar a atenção da preocupante temática da violação dos direitos da pessoa idosa.
Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
O dia 15 de junho foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa como Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Esta data foi instituída em 2006. O objetivo é disseminar o combate à violência contra o idoso e despertar na sociedade a importância do enfrentamento às diversas formas de violência cometidas contra a pessoa idosa.