A importância histórica do padroeiro de Cariacica na formação da cidade e do cariaciquense

Cariacica comemora no dia 24 de junho o dia do padroeiro da cidade, São João Batista. Essa história começou quando jesuítas plantavam, nessas terras, o alimento das crianças do orfanato que funcionava no Colégio Santiago, atual sede do Governo do Estado. A proximidade com os religiosos fortificou a imagem do santo entre os primeiros moradores da atual Cariacica e, posteriormente, este foi denominado seu padroeiro. Hoje, a ligação entre igreja e estado, laico, não existe, mas a importância da data é histórica e remonta à formação do povo cariaciquense, do caminho percorrido até a emancipação, ocorrida apenas em 30 de dezembro de 1890.


Por isso a administração busca esclarecer um fato que gera um pouco de confusão até mesmo para os moradores da cidade. A real data do aniversário de Cariacica não é a mesma da festa de seu padroeiro. Porém, ambas são importantes para a história do município e merecem ser lembradas.




IMG_5904 copiar

O empresário Fábio Leite mora próximo à região chamada Roças Velhas, conhecida como local das primeiras lavouras cultivadas no Estado



Com poucos documentos que registraram este início, a memória foi mantida principalmente pela oralidade. Pessoas como dona Orlandina Delapícola, jornalista e fundadora do  Instituto de Pesquisa e Documentação Cariaciquense (Ipedoc), que se voluntariam em contar o passado de Cariacica, relembram como isto aconteceu. "Tivemos uma colonização rica que começou com os portugueses e os jesuítas, que trouxeram o religioso para nossa cultura. Depois vieram ainda os imigrantes e, na história moderna, ainda vieram os migrantes de outras cidades, sempre perpetuando a figura do santo", comentou Orlandina.

O empresário e turismólogo Fábio Leite é outro que estuda com afinco a origem de sua família e da cidade de onde vieram e diz com orgulho que a cidade foi a mais rica do Estado por muito tempo. "Cariacica produzia as riquezas que mantinham a capital e, as fazendas daqui tinha sua sede em Vitória. Essa memória foi levada quando grandes empresas vieram para o Espírito Santo e levaram muitas pessoas para trabalhar em Vitória, enquanto Cariacica recebia imigrantes de outros cantos do país", analisou.


Curiosidades




1523141_3738343114989_1120362240_o

Igreja Matriz de São João Batista, construída em Cariacica Sede. Nesta versão ainda não possuía a torre que caracteriza a construção atualmente.


Por algum tempo o aniversário de Cariacica foi comemorado na mesma data do santo Padroeiro, São




Vista atual da Igreja de São João Batista, em Cariacica Sede

Vista atual da Igreja de São João Batista, em Cariacica Sede


João Batista. Alguns fatos ajudaram a gerar esta confusão, sendo o principal deles uma lei do legislativo municipal (Lei Nº 516, de 1971) que autorizava ao executivo comemorar o aniversário da cidade junto à festa do santo. Desde então, em vários anos foi realizado uma festa única.


Porém, o principal símbolo que marca a conquista da emancipação de Cariacica, a bandeira oficial da cidade, traz a marca que mostra a data real, 30 de dezembro de 1890. Para Fábio Leite, as duas devem ser tratadas distintamente.


“O Santo padroeiro no contexto dos séculos XVI a IX, principalmente, era elemento importante na criação da identidade da população. E na Vila de São João Batista de Cariacica não foi diferente. Mas isso não pode ser confundido com outro momento marcante que foi a emancipação política. Esta mostra a independência quanto à Vitória, da qual era distrito até então”, afirmou Leite.