Em dia de São João, Alvorada Festiva reforça tradição e cultura de Cariacica

Preservando a história e tradição do município, em comemoração ao dia do Santo Padroeiro, a banda marcial da Emef Talma Sarmento comandou a Alvorada Festiva pelas ruas de Cariacica Sede. O cortejo seguiu pela rodovia José Sete até a Praça Marechal Deodoro da Fonseca, onde fica a Igreja Matriz de São João Batista. Pelo caminho os moradores eram surpreendidos e chegavam às janelas para acompanhar a passagem da banda.




As amigas Dulce e Solange apreciaram a alvorada e a valorização da cultura local

As amigas Dulce e Solange apreciaram a alvorada e a valorização da cultura local


Dona Solange Braga Silva foi até a praça para acompanhar de perto o repertório musical. Ela e sua amiga Dulce Kruger, 66, esbanjavam alegria pela surpresa. "Essa é uma homenagem bacana, sem muita pompa, mas bonita. Esses meninos novos, que estão tocando aqui, estão aprendendo também a valorizar a história da cidade e estão de parabéns", avaliou solange.


Ambas fazem questão de afirmar que nasceram e nunca saíram do bairro. Dulce também elogiou os músicos e comemorou a perpetuação da cultura de cidade do interior que se perpetua em Cariacica Sede. "Esse tipo de evento combina com tudo aqui, com nosso estilo de vida. Apesar da modernidade, sempre fomos um pouquinho cidade do interior e a passagem da alvorada, com bandas marciais, mostram isso. A cultura precisa ser renovada e aqui, na Sede, berço de Cariacica, é um ótimo local para isso", comentou,


Esta é uma parte das comemorações que, ainda hoje, terão, a partir das 19h, a missa em homenagem ao padroeiro na Matriz, além de apresentações musicais na própria praça do bairro. Barraquinhas com comidas típicas e lanches em geral complementam o cardápio do dia 24. Já na noite anterior, em Campo Grande, a cidade ganhou de presente o novo e equipado Centro Cultural Frei Civitella del Tronto, a casa da cultura no município.


Ensaio de luxo


Acordar cedo e levar boa música em bom compasso para as pessoas. Este foi o trabalho dos meninos da Banda Marcial da Emef Talma Ssarmento, mas não o único motivo de acionarem os instrumentos no feriado de São João. Para eles, a apresentação durante a Alvorada Festiva funcionou como um ensaio de luxo, disse o maestro Elier Scárdua.




O maestro Elier foi quem

O maestro Elier foi quem


Comandante da banda, conta que no domingo (26) participarão do Concurso Nacional de Fanfarras e Bandas de Itapemirim (Confabani), na cidade do sul do estado. Parte do Projeto Bandas, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação por meio do Projeto Semeando Arte (Semeart), o trabalho já rendeu frutos em outros campeonatos. O desejo é buscar mais uma bela colocação este ano. "Nosso objetivo é ficar nas primeiras posições e ralamos muito para isso", afirma Scárdua.


O flautista Ramon Cipriano, 23, é o retrato da paixão pela música dos integrantes da banda. "Estou há 11 anos integrando o grupo comecei por curiosidade, mas hoje não saio por nada! Já toquei trombone, euphonium e agora flauta transversa, o que planejo mantermesmo indo para outra profissão", confessa, dizendo que cursa Engenharia Mecânica. "A música sempre me acompanhará", complementa.