Formação continuada capacita professores com novas dinâmicas em sala de aula

Nesta sexta-feira (01), os professores da rede municipal de ensino finalizam o 2º módulo da formação “Viva com Arte”, que trabalha, em parceria com o Instituto Mpumalanga, na capacitação desses profissionais para incluir a arte no método de ministrar as aulas. O curso iniciou-se na quarta-feira (29), no auditório da Secretaria de Educação, Seme, reunindo 120 professores.




Heloísa, professora da formação, acredita que estudar a arte vai muito além de apenas uma capacitação. "É algo enriquecedor para todos" afirma.

Neste módulo, o tema abordado é a Música, os professores do Instituto levam, sempre de forma prática, objetos reciclados que podem substituir instrumentos musicais e utilizáveis em sala de aula.


Segundo a professora da formação continuada, Heloísa Leone, o objetivo é ensinar o profissional da educação a ministrar aulas mais dinâmicas e diferenciadas, além de fazer uso de materiais reciclados pelos próprios alunos. “Nossa metodologia trabalha sempre com a rotatividade de professores da formação, essa dinâmica nos permite explorar várias concepções de um determinado tema, o que, consequentemente, enriquece o aprendizado dos profissionais que estão em capacitação” afirma.




Vitor planeja trabalhar a reciclagem de instrumentos com os alunos durante as aulas de Ed. Física


O professor de Educação Física, Vitor Torrezani, está aplicando o que absorveu no primeiro módulo, que tratou de movimentos corporais, durante suas aulas e afirma já ter planos para a utilização do atual módulo. “Após cantar o Hino Nacional, há um momento que trabalhamos uma música, de escolha dos alunos ou professores, que seria ideal para aplicar o conteúdo desse novo módulo da formação, já que estamos tratando de instrumentos musicais e suas diferentes formas de serem exploradas” declara.


A formação continuada oferecida pela Secretaria de Educação em parceria com o Instituto Mpumalanga têm obtido resultados satisfatórios entre os professores do município. A qualidade no treinamento tem provocado os profissionais a trabalharem com novas linguagens didáticas.


Caravana do Esporte e Artes
Em agosto o município receberá a Caravana do Esporte e Artes, projeto itinerante que percorre municípios com baixos índices de desenvolvimento humano (IDH) e Infantil (IDI), promovendo  atividades artísticas entre crianças e jovens, além de capacitação aos professores da rede pública. O objetivo desta ação é promover a reflexão e o debate sobre a importância do fazer artístico para o desenvolvimento humano.