Estudantes em Bairro Operário plantam mudas para proteger o rio Formate em ação da Defesa Civil

IMG_3668 copiar

Garotada da Emef Luzbell Pretti, em Bairro Operário, colocou a mão na terra para implantar um jardim ao longo do rio Formate



Os alunos do 4º ano A da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luzbell Pretti, em Bairro Operário, plantaram mudas em um trecho das margens do rio Formate na manhã  desta quarta (6). A ação fez parte do projeto "Defesa Civil - Comunidade Mais Segura", da Defesa Civil, que está levando informação sobre prevenção em áreas de risco para estudantes da rede de ensino de Cariacica. Os 19 alunos colocaram as mãos na terra para transformar a área próxima ao rio num grande jardim.

IMG_3674 copiar

O auxiliar de obras Valdeir Max de Castro, apaixonado por reflorestamento, orientou os estudantes durante a ação



Palmeira, pingo-de-ouro, ipê, ingá, coqueiro passarão a fazer parte de quem passa pela Avenida dos Artistas, próximo à praça do bairro. As plantas foram fornecidas pelo Viveiro Municipal. A garotada contou com a ajuda dos profissionais da Defesa e também de um morador da região, apaixonado por reflorestamento. O auxiliar de obras Valdeir Max de Castro, 54 anos, orientou os estudantes, falando de sua atitude que vem fazendo a diferença há dois anos. "Eu tenho amor pelo meu bairro e comecei a plantar bananeiras aqui nas margens do Formate  nas minhas horas de folga e no final de semana. Se os moradores verem isto aqui cheio de árvores, flores e frutas, não vão mais passar a jogar lixo e entulho nesse rio, o que vai impedir que ele alague na época das chuvas", compara. A colheita de Castro deu resultado e foi farta: das 70 mudas de bananeira que plantou, já rendeu mais de 18 cachos.

Ele acredita que as crianças farão a sua parte educando os adultos. "A partir delas, a mensagem de que precisamos preservar a natureza e conservar o nosso rio vai chegar com mais força. Além disso, elas irão crescer, sendo adultos responsáveis com o meio ambiente", sintetizou.

Defensores da Natureza  

IMG_3640 copiar

Sthefany Barbosa gostou de plantar uma muda para garantir a preservação das margens do rio



A pequena Sthefany Barbosa, 9, estava atenta ao plantio das mudas. Com as amigas, ela cultivou um pé de pingo-de-ouro e acha que vai contribuir para a limpeza do rio. "Foi a primeira vez que eu plantei alguma coisa e achei muito legal. O rio fica cheio de lixo. Mas com as plantas que a gente está semeando aqui, acho que as pessoas vão tomar consciência e parar de jogar entulho aqui. Vai ficar muito melhor", acredita.

Um dos mais animados era o estudante Gabriel Cardoso Alvarenga, 12. Ele é cadeirante, está com cadeira de rodas em manutenção, mas não quis deixar de participar. Ele usou um andador e contou com a ajuda das professoras da escola. "Eu gostei de mexer na terra, de ajudar meus amigos e deixar o nosso rio mais bonito. As plantas que vão crescer vão dar o recado de não jogar mais lixo lá", reforçou.

Seu colega, Willian Lopes, 10, plantou três mudas e acha que fez a sua parte. "Eu cavei a terra, plantei e tenho certeza que o rio vai ficar bonito", opinou. Ele diz que vai ficar de olho na conservação e vai espalhar a mensagem para os pais.

Defesa Civil

IMG_3569 copiar

A Defesa Civil desenvolve palestras de prevenção em áreas de risco com alunos da rede municipal



O coordenador geral da Defesa Civil, Alexandre Ribeiro, avaliou como positiva a participação da garotada. "Eles vão ser os nosso multiplicadores. O recado vai chegar com mais eficácia para os pais. Além disso, esta ação tem o sentido prático: as margens, com essa cobertura vegetal, não vão sofrer assoreamento. O solo vai se conservar intacto, não indo para o fundo do rio, evitando os alagamentos. Além disso, as pessoas vão se conscientizar, passando a não jogar lixo e entulho no curso d'água", detalha.

O plantio feito pelos alunos da Emef Luzbell Pretti é a segunda etapa de uma ação que começou na semana passada, quando a equipe deu uma palestra para a garotada, abordando prevenção em áreas de risco.