Curso de Produção Caseira de Conservas e Vegetais na região de Roda D'Agua

O curso de Produção Caseira de Conservas e Vegetais oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), está ocorrendo na região de Roda D’Agua, entre os dias 13, 14 e 15 julho, das 8h às 17h. A turma é formada por dez alunas e todas receberão certificado. 


As alunas aprendem a produzir doces cristalizados, compotas, geleias, técnicas de venda, armazenamento, conservação, boas práticas de manipulação de alimentos, entre outras coisas. Todas as conservas serão produzidas com alimentos naturais e com redução de açúcar. “As receitas serão confeccionadas com frutos da época. Além de serem fáceis de encontrar, também são mais baratos”, conta Elaine Matosinhos, 49, instrutora do Senar há 20 anos. A expectativa é que a turma aprenda a manipulação dos alimentos e adquira uma fonte de renda extra.




IMG_6830 copiar

Kátia está no curso por ser adepta a alimentos naturais



IMG_6827 copiar

Fátima iniciou o curso para agregar conhecimento


A equipe está cheia de expectativas para o conteúdo que será ensinado pelo Senar. “Estamos ansiosos quanto ao que vamos aprender no curso. As pessoas são bem receptivas”, relata a aprendiz, Kátia Alves Meneli Rocha, 35, que se inscreveu porque o filho tem alergia a catchup e irá aprender a fazer o produto em casa de maneira natural. A aluna Fátima Silva da Rosa Meireles, 37, fez o mesmo curso há muitos anos e se interessou por fazê-lo novamente para agregar novos conhecimentos. "Conferi a apostila e gostei das receitas. Quero continuar fazendo cursos para encontrar algo que eu goste de trabalhar", relata. 


A produtora rural, Roseni Maria Soares da Silva, 38, fez em média 20 cursos pelo Senar e cedeu sua propriedade para a realização desse curso.  Ela começou as especializações após ter que deixar o emprego para cuidar da irmã que necessita de cuidados especiais. “Na época, não trabalhava. Vi um comercial na televisão sobre os cursos, procurei saber mais e cheguei até a Semap. Lá, tive todo o apoio e, a partir daí, comecei a fazer os cursos”, conta.




IMG_6867 copiar

Produtora têm mais de 20 especializações


Roseni já fez esse curso, inclusive, parte de sua renda é proveniente das conservas que vende. A produtora comercializa para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de vender na vizinhança. De todos os cursos que fez, 16 foram realizados em sua propriedade por ser mais cômodo para cuidar da irmã. “Gosto de participar dos cursos para agregar novos conhecimentos e até mesmo começar a investir em mais uma produção”, confessa. 


Novas conquistas:


A agroindústria de Roseni Maria Soares da Silva, 38, foi convidada pelo Instituto de Desenvolvimento de Cariacica (Idesc) a fazer parte do Circuito Turístico da cidade. Ela e mais quatro membros da família que ajudam na produção, irão construir uma loja no quintal. “Vamos por uma rampa de acesso e decorar toda a lojinha para que os visitantes sintam-se à vontade”, conta.


A produtora rural trabalha com seus dois filhos e suas noras. Boa parte dos alimentos utilizados são colhidos na propriedade. “Cultivo banana, alecrim, acerola, mamão, aipim, caju e jaca. Com esses alimentos faço bolos e doces”, explica. Além das conservas e doces, a produtora também faz desidratados e biscoitos.