Novo horário de funcionamento é medida de economia
Por Marlon Marques, postado em 15/07/2016
O horário de funcionamento do setor administrativo da Prefeitura de Cariacica vai mudar. A partir da próxima segunda-feira (18), o funcionamento será das 12h às 18h, exceto para serviços essenciais, como dita o Decreto nº 120/16. Esta medida visa à manutenção do equilíbrio econômico com o menor impacto à população. A medida será mantida até o dia 31 de dezembro de 2016.
O Gabinete, a Procuradoria Geral e as secretarias de Controle e Transparência, Cultura, Defesa Social, Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Finanças e Gestão e Planejamento seguirão a determinação. Na Educação, o setor administrativo funcionará das 9h às 16h e o pedagógico será mantido das 8h às 17h. Já serviços da Coordenação Executiva de Comunicação, da secretaria de Infraestrutura, dos agentes de trânsito, do Videomonitoramento, da Defesa Civil, além das programações nos núcleos de exercícios físicos e as atividades de plantão permanente não sofrerão modificações em seus horários.
As unidades de saúde também funcionarão normalmente nesse período, assim como os PAs do Trevo (24h), além das unidades de saúde de atendimento estendido de Bela Vista e Nova Rosa da Penha. O decreto não atinge os serviços de fiscalização externa, como a Vigilância Sanitária, a Vigilância Epidemiológica e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Esta é mais uma medida preventiva diante do cenário econômico que afeta não só Cariacica, mas todos os municípios brasileiros. A Prefeitura de Cariacica monitora constantemente a relação entre receita e despesa e, dependendo da realidade orçamentária, realiza ajustes que vão garantir a realização dos serviços, sem comprometer a responsabilidade fiscal com o recurso público.
Garantia de atendimento
A implantação do novo horário de funcionamento deve causar o mínimo desconforto ao munícipe. Isto porque o atendimento da Prefeitura, realizado dentro da Central Faça Fácil Cariacica, não sofrerá alteração. Portanto, quem precisar usar os serviços de protocolo e consultas na área de finanças, no período da manhã, fica orientado a buscar atendimento na Central. O órgão fica localizado na Avenida Aloizio Santos, nº 500, em Santo André, próximo ao Terminal de Campo Grande. O Faça Fácil funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 13h.
Economia
O Decreto nº 120/16 é apenas mais uma das medidas de economia implementadas pela Prefeitura nos últimos anos. Antes, a reforma administrativa reduziu o número de secretarias de 21 para 14 e extinguiu 82 cargos comissionados, entre outras providências. A economia chega a quase R$ 4 milhões por ano. Outro Decreto, o de nº 148/15, estabeleceu uma série de metas de economia que incluíram redução no consumo interno. Combustível, número de veículos da frota, telefonia móvel e fixa, além de redução nos gastos de água e eletricidade, vêm sendo monitorados, a fim de conseguir o melhor resultado.