Mulheres negras recebem homenagem no shopping Moxuara
Por Isabela Campanha, postado em 20/07/2016
Fotos Claudio Postay
Em memória à luta racial e sexista das mulheres negras, 30 personalidades femininas de movimentos sociais e de participação ativa em suas comunidades serão homenageadas nesta sexta-feira (22), no shopping Moxuara, a partir das 15h. A solenidade em tributo às mulheres negras do Espírito Santo integra os festejos em menção ao dia 25 de julho, que celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.
A data marca o histórico de resistência das mulheres negras e o enfrentamento ao racismo e demais desigualdades sociais, além de dar visibilidade à luta pela inclusão e igualdade de oportunidade. Cada vez mais, as mulheres vêm conquistando mais espaço em diferentes setores. Elas estão presentes nas universidades, no mercado de trabalho e são atuantes em áreas antes pouco representadas, como política e economia.
Para a coordenadora da Gerência de Política de Promoção da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Adriana Silva, a luta racial no enfrentamento à opressão de gênero precisa ser vencida diariamente. E, iniciativas como esta contribuem para dar mais visibilidade a causa e valorizar a resistência das mulheres negras. “Com o objetivo de reduzir a exclusão enfrentada pelas mulheres negras, em 2013, Cariacica criou a lei n°5.010, para a promoção de ações voltadas para o empoderamento de todas essas mulheres”, contou.
A homenagem será concedida a 30 mulheres negras e afrodescendentes que se destacam pela resistência na luta pelos seus direitos, na superação das dificuldades e por vencer os preconceitos. Desse total, 5 são ativistas e feministas de movimentos negros do Espírito Santo e 25 são mulheres cariaciquenses indicadas por organizações sociais e pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. As homenageadas serão condecoradas com a entrega de medalha e certificado.
O evento inclui apresentações artísticas com os bailarinos da Cia de dança EquilibrArtes e Arte e Dramaturgia, além do grupo de hip hop Bonde 704, com integrantes do bairro Flexal.
O cenário de representação feminista no Estado com as entidades e movimentos de empoderamento das mulheres negras será apresentado pela professora e ativista Leonor Franco de Araújo. Coordenadora geral do programa Conexões de Saberes, Leonor também é pesquisadora do grupo Educação para as Relações Étnico-raciais, Territorialidades e Inclusão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e faz parte do Fórum de Mulheres Negras do Estado.
Confira a programação:
15h – Performance de Dança com Lazaro Grau e Matheus Schriffeman (Cia de dança EquilibrArtes e Arte e Dramaturgia)
15h30 – Apresentação de vídeo sobre o Dia Internacional da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha
16h – Palestra com a professora e vice coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros - Leonor Franco de Araújo
16h30 – Homenagem as mulheres negras
17h – Encerramento com a apresentado do grupo Bonde 704