Prefeitura apresenta balanço da coleta seletiva dos últimos quatro anos

Mais de 980 toneladas de materiais recicláveis foram recolhidos nos últimos quatro anos em Cariacica. Este dado faz parte do balanço do Projeto Cariacica Recicla apresentado nesta quarta-feira (20) no Galpão da empresa Marca Ambiental. A reestruturação do sistema de coleta seletiva já é uma realidade no município e envolve órgãos públicos, unidades de ensino, setor privado e regiões da cidade para o descarte adequado de resíduos secos.


A apresentação do relatório reuniu as equipes da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), Secretaria de Infraestrutura (Seminfra), Secretaria de Educação (Seme) e a empresa responsável pela gestão dos resíduos sólidos do município, Marca Ambiental, que apoia a realização do programa “Cariacica Recicla”, no quesito operacional.


“Os dados nos apontam o avanço da implementação da coleta seletiva em Cariacica, e nos oferece subsídio para aprimorar o trabalho de educação ambiental com os munícipes. Para que as políticas públicas aconteçam de forma eficiente, a participação da população na destinação adequada dos materiais é essencial. Desta forma, ajuda a tornar a cidade cada vez mais sustentável”, destaca a subsecretária de Meio Ambiente, Camila Gomes Pacheco.


O levantamento dos dados acompanha a evolução do programa, que teve início no primeiro semestre de 2012, com a coleta porta a porta em apenas um bairro (Vila Capixaba). A análise considera o serviço de coleta seletiva até o fim de junho deste ano. Neste período, o programa foi ampliado com a instalação de EcoBags, EcoPontos e coleta residencial. O balanço teve como base o volume de resíduo coletado e os números para cada tipo de coleta.


No ranking das escolas municipais que mais contribuem com a destinação do material reciclável, os Centros de Educação Infantil Tarcílio Montanari e Larissa Perreira Batista, ambos de Bela Aurora, ficaram com os melhores resultados. Além do corpo docente e discente, as unidades são pontos de entrega de resíduos secos para a comunidade do entorno.


O Cariacica Recicla já está presente em sete bairros com o sistema de coleta porta a porta. Cinquenta e nove escolas municipais já contam com a bag para o descarte de materiais recicláveis. Mais oito prédios públicos também participam da coleta de resíduos secos. Na parceria com o setor privado, 11 empresas destinam o material para o programa.


Além disso, Cariacica conta com 13 Ecopostos, pontos de entrega voluntária, espalhados por seis regiões do município. Só nos primeiros seis meses de 2016, quando os postos já estavam instalados, foram recolhidos 22.110 quilos de resíduos.


Todo o material reciclável coletado nestes locais é destinado para as duas associações de catadores Acamarp, Nova Rosa, e FlexVida, Nova Canaã. Com este trabalho, mais de 30 catadores são beneficiados, gerando renda para as famílias e promovendo a atividade de reciclagem em Cariacica.


A implementação do programa Cariacica Recicla acompanha o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, lançado no segundo semestre de 2015, elaborado com base nas metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O plano estabelece medidas para o manejo adequado dos materiais recicláveis domiciliares e comerciais. As diretrizes compreendem ações de curto a longo prazo, no período de vinte anos.


Quadro Atual da Coleta Seletiva – Projeto Cariacica Recicla


1


Bairros de coleta porta a porta


2