Cariacica lança edital para estacionamento rotativo do município

Em breve estacionar nas principais vias de comércio de Cariacica ficará mais viável para os motoristas e o acesso às comunidades será facilitado. Por meio de uma tecnologia moderna clientes, prestadores de serviço e moradores em geral terão vagas de estacionamento disponibilizadas de forma mais democrática.


O projeto prevê um sistema com mais de uma forma de pagamento e informações sobre as vagas, almejando um serviço que apresente pontos de venda pulverizados, inclusive comércios da região, agentes da empresa concessionária e créditos online. A tecnologia também será implementada para dar mais conforto à população, com a implantação de localizadores de vagas e tag’s para pagamento automático.


Haverá a instalação de 1.500 vagas de estacionamento, com 1.300 direcionadas para automóveis e 200 para motocicletas, distribuídas pelos bairros de Campo Grande, Itacibá, Jardim América e Cariacica Sede. O texto permite ainda a extensão para Alto Lage. Num projeto moderno, o sistema de cobrança será com os dispositivos eletrônicos, oferecendo praticidade para o pagamento, que poderá ser realizada por meio do aplicativo, cartão de crédito ou débito ou por dinheiro.


O edital para concessão do estacionamento rotativo no município foi apresentado aos representantes do setor de comércio da cidade na manhã desta sexta (1°), no auditório da Transcares, contando com a aprovação dos envolvidos.


Além da maior fluidez do trânsito das principais vias e do acesso às comunidades, a implantação do sistema vai fomentar o desenvolvimento econômico do município, garantindo a acessibilidade dos consumidores e prestadores de serviços. O empresário e presidente do Sindicatos de Lojistas de Cariacica, José Antônio Pupim, não vê a hora do sistema rotativo iniciar. “Tenho algumas lojas na Expedito Garcia há mais de 30 anos, e a medida só vem para agregar ao desenvolvimento do comércio. Muitas vezes o cliente deixa de comprar por não encontrar uma vaga para estacionar e a gente acaba perdendo vendas já que ele busca em outros lugares, contou.


“A proposta de readequação do sistema de rotativo da cidade considerou estudos para a extensão e modernização do modelo com base nas demandas das regiões, oferecendo melhor qualidade e maior rotatividade, isso em um projeto que proporcionará mais acesso e conforto ao usuário”, explicou o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Município de Cariacica (Idesc), Albuino Azeredo Junior.


O processo de concessão do rotativo ocorrerá na modalidade de concorrência pública, pelos critérios de técnica e preço. O edital de concessão foi publicado nesta segunda-feira , dia 4 de julho, e as empresas terão um prazo de 45 dias para a apresentação das propostas. A concessionária será responsável pela prestação de serviço de implantação, operação e gerenciamento do sistema rotativo em logradouros públicos. A previsão para é que até o final deste ano o modelo esteja em atividade.


Mobilidade


A concessionária vencedora da licitação para estacionamento rotativo de Cariacica também ficará responsável também pela implantação de um projeto que fomente o uso das bicicletas na cidade. Além das vagas para automóveis, serão instaladas garagens para as bikes, permitindo que cada ciclista use sua própria bicicleta. O projeto se baseia em exemplos exitosos em grandes centros do país e no exterior. O modelo definitivo para este fim será apresentado por cada empresa que participar da concorrência pública.


“Esta é mais uma forma de democratizar o trânsito em Cariacica. Num espaço em que estacionam dois carros, por exemplo, podem ser acondicionadas de 20 a 30 bicicletas. Este modelo de garagem traz segurança para os ciclistas, incentivando assim este tipo de transporte”, analisa Albuíno.


Revitalização de Campo Grande


A principal avenida de Cariacica, no que tange ao comércio de rua, está prestes a ser renovada. Na última sexta-feira (1º) foi homologada a empresa vencedora da licitação para as obras de revitalização da avenida Expedito Garcia, no trecho que compreende da rua Bolívar de Abreu até a Praça Getúlio Vargas.


As obras contemplam revitalização das calçadas, com acessibilidade, paisagismo e sinalização. Na via serão implantadas alterações como nova sinalização, faixa de pedestres com elevação e implantação de faixa exclusiva para transporte coletivo. As medidas, em conjunto com o estacionamento rotativo, irão dinamizar o trânsito da principal avenida de Campo Grande.