I Simpósio Municipal de Valorização da História Cultural atrai público de outros municípios

A última quinta (4) e sexta-feira (5) foram dedicadas a história no Centro Cultural Municipal Frei Ubaldo Favagallo da Civitella Del Tronto com o I Simpósio Municipal de Valorização da História Cultural de Cariacica. O evento atraiu mais de 60 inscritos entre moradores de Cariacica e da Grande Vitória que ficaram encantados com os palestrantes. O evento foi uma mistura de samba, cinema, Congo, apresentação de curtas e história. Além disso, artistas cariaciquenses tiveram oportunidade de venderem seus livros e barraquinhas da economia solidária comercializaram alimentos típicos do município.
O simpósio rendeu muitos elogios de quem teve a oportunidade de se inscrever e participar das mesas-redondas, palestras e debates. As palestras contaram com diversos convidados da Grande Vitória, como: Rogério Borges de Oliveira - Secretário de Cultura da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), Alessandra dos Santos – formanda em capoeira, Dagmar Alves Freitas – mestra em educação, Benedito José Simão – Gerente do Arquivo Público Municipal, Profª. Drª. Meri Nadia Marques Gerlin – Doutora em Ciência da Informação UNB/UFES, Vânia Célia de Oliveira - Biblitecária e Arquivista, Bibliotecária-chefe da Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas, Marcele Coelho, Marlene Mol – Diretora de Integração com a Educação Básica/UFES, apresentação cultural com Godô Sambista, Marcos Valério Guimarães – cineasta, Sergio Oliveira Dias – mestrando em artes visuais, entre diversos outros convidados .




IMG_9829 copiar

Estudante de história auxiliou na monitoria e participou do simpósio


Para ajudar na organização, foram abertas inscrições para monitoria que concedeu aos inscritos certificado com horas. Foi assim que Wilson de Melo Matos, 41, participou do primeiro dia e já se interessou em participar do dia seguinte. “A programação de quinta-feira foi bem produtiva, acrescentou muita coisa em minha formação referente a memória cultural da cidade”, relata o estudante do sexto período do curso de história, residente do bairro Vila Merlo que achou a iniciativa da Semcult interessante, pois teve a oportunidade de acrescentar conhecimento a sua profissão.




IMG_9826 copiar

A estudante de biblioteconomia adorou a mesa-redonda sobre Oralidade e Memória


A estudante da Universidade federal Do Espirito Santo – UFES, Viviane de Assis Delfino, 23, só pôde participar do último dia de palestras por conta de um imprevisto, e se interessou bastante pela mesa-redonda que iniciou o evento colocando em pauta a oralidade e memória do histórico da cidade. “Trabalho na biblioteca pública municipal estadual e a palestrante foi a diretora da biblioteca. Adorei a palestra dela, pois assim como ela sou simpatizante da leitura e amor pelos livros”, comenta a estudante. Ela morou boa parte da vida em Cariacica e atualmente mora na Serra a dois anos. “Aprender mais sobre a cidade onde nasci e cresci foi bem interessante”, conclui.