Lei João Bananeira contempla autora que escreveu livro com os pés

Aos 61 anos, Zeni Berger finalmente realizará um sonho de adolescência: irá publicar um livro. Porém, o mais especial desta obra é que ela foi totalmente escrita através dos pés da autora. Moradora do bairro Campo Grande, ela foi contemplada pela Lei de Incentivo à Cultura João Bananeira, da Secretaria Municipal de Cultura. Por meio dela, Zeni levará sua história de luta e superação para o público. O livro vai se chamar "Pé no Chão".

Ela tem limitações de movimento, só conseguindo mover os pés. Sua trajetória de conquistas começa na infância. Ao ser matriculada na escola, aos sete anos de idade, a pequena foi rejeitada por conta da deficiência física, mas isso não foi motivo para desistir de aprender. Aos 10, aprendeu a ler e a escrever pela televisão, acompanhando um programa de alfabetização da extinta TV Tupi.

Quando a família precisou vender o aparelho de TV, por causa de dificuldades financeiras, tudo parecia indicar que ela pararia de estudar. Porém, sua persistência contagiou toda a família. Suas irmãs passaram a acompanhá-la e a ajudá-la.

A vontade de ser escritora começou na adolescência. Zeni fazia anotações, mas, tímida, não mostrava os textos para ninguém. A irmã Zelina Berger teve acesso ao material e decidiu inscrever o projeto da biografia na Lei de Incentivo à Cultura João Bananeira. Ela acompanhou a autora na entrega dos certificados na última terça-feira (9), no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande.

"Chorei bastante e custei a acreditar. Agora é batalhar para que esse sonho, que começou nos meus pés, saia no papel", comemorou a autora.