Vacinação contra raiva em cães e gatos nos dias 3 e 4 de setembro
Por Isabela Campanha, postado em 26/08/2016
Fotos Lucas Calazans
Mais de 40 mil cães e gatos de Cariacica devem ser imunizados contra a raiva durante a campanha de vacinação que acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro (sábado e domingo). As vacinas estarão disponíveis em 134 postos volantes de atendimento espalhados pelos bairros do município. A imunização dos animais acontecerá das 8h às 16h30h.
E para deixar a saúde do seu pet em dia, é preciso comparecer ao local de imunização com o cartão de vacina do animal. No caso de bichos mais agressivos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) pede que seja usada guia no animal. Segundo informações do Coordenador da Vigilância Ambiental e Proteção Animal, Luiz Roberto Meneghel, a meta é vacinar 80% da população de cães e gatos do município. Na última edição da campanha, em 2015, 40.266 animais foram imunizados.
“O objetivo é conseguir imunizar cerca de 44 mil animais nos dois dias da campanha, contribuindo para criar uma barreira imunológica, dificultando a proliferação da doença nos animais e, também nos seres humanos. O último registro de caso de raiva em Cariacica foi em 2002”, pontuou Meneghel.
O trabalho ostensivo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem colaborado para manter o município livre da doença em humanos e nos animais. Além do período da campanha, indicada pelo Ministério da Saúde, a vacinação antirrábica é realizada rotineiramente nas ações de castrações de cães e gatos que acontecem nas comunidades, pelo projeto Castramóvel.
No primeiro dia da campanha de imunização, dia 3, 66 pontos de vacinação estarão distribuídos em 45 bairros, enquanto que no domingo (4), serão 53 outras regiões atendidas com 68 locais de vacinas. Para alcançar a meta proposta e garantir a cobertura vacinal, mais de 300 profissionais da Semus estarão envolvidos na campanha.
A partir do dia 5, segunda-feira, a campanha de vacinação antirrábica será estendida aos cães e gatos da área rural do município, conforme cronograma definido pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica.
Confira a relação completa dos locais de vacinação antirrábica
Conheça mais a doença:
A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza por infecções agudas do cérebro. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura ou arranhadura.
A orientação é que a partir dos três meses de idade, cães e gatos devem ser vacinados contra raiva todos os anos.
Mais informações:
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)
Endereço: Rua das Camélias, s/n°, Jardim Campo Grande, Cariacica/ES.
Contato: 3346-6518