Medalhistas olímpicos visitam Caravana das Artes e do Esporte

 

A dupla do vôlei de praia Alison e Bruno, medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio, foi a sensação do segundo dia de atividades da Caravana das Artes e do Esporte, realizada no Campo do Itapemirim, em Maracanã. Os 1.015 alunos, com idades ente seis a 14 anos, da rede municipal de ensino, que estiveram na tarde da terça-feira (30) no local, ficaram eufóricos com os medalhistas. Além de distribuírem muitos autógrafos, Alison e Bruno brincaram com as crianças e, os que tiveram sorte, ainda bateram um papo com os atletas.

A garotada chegou a fazer fila para receber autógrafos de todos os esportistas que visitaram as miniestações. Além de Alison e Bruno, estiveram no evento: Ana Moser, Júlia Vasconcelos e Francielly Machado. A caravana encerra nesta quarta-feira (31) com muitas atrações para a criançada e para os professores que participaram das formações.

A ex-voleibolista e presidente do Instituto Esporte Educação, Ana Moser, 48 anos, acompanhou as atividades desta terça (30). Ela é fundadora do instituto em São Paulo, que tem por objetivo levar cultura, esporte e educação por onde passa. Ela conta que sempre teve acesso a diversas atividades esportivas: “praticava vôlei e atletismo até os 14 anos, mas tive que escolher. Escolhi o vôlei por ser mais divertido”, lembrou Ana que se aposentou aos 31 após acumular medalhas, depois criou o instituto que hoje tem 15 de existência.

“Nas viagens que fiz, pude perceber a diferença de investimento no esporte em vários países, o Brasil não investe tanto e eu tive acesso a muitas possibilidades na infância. Com essa experiência, eu quis mostrar para essas crianças que existem inúmeras possibilidades esportivas e elas podem praticar, sim. Por isso os equipamentos esportivos são modificados na caravana, para que percebam que são capazes, que podem fazer o que quiserem”, destacou.

Bruno e Alison também afirmam que o esporte é essencial na vida e para a formação das crianças. “Comecei aos 11 anos, com a idade dessa garotada. Treinava na praia de Jardim Camburi e era o esporte que menos gostava. Comecei a levar o esporte a sério aos 16 anos. Em todos os momentos, sempre tive o apoio da minha família”, resumiu Alison.

Outra que dá muito valor ao esporte é Júlia Vasconcelos, atleta do Taekwondo. Ela aproveitou as férias para conhecer o projeto Caravana das Artes, que descobriu por meio de um amigo. A atleta começou a praticar o esporte por incentivo do pai aos seis anos de idade. Aos 11, a atleta pensou em desistir do esporte com o falecimento do pai, mas sua mãe e sua irmã não permitiram, incentivando-a cada vez mais.
Júlia foi titular da seleção brasileira por seis anos consecutivos: 3º lugar no mundial de jogos militares de 2015, 4º lugar nos jogos de Toronto de 2015, tricampeã brasileira e vice-campeã americana, entre outros.

Projeto
A Caravana das Artes e do Esporte reuniu 3.600 alunos – entre 6 e 14 anos de idade – e, durante três dias, promoveu as seguintes atividades: música, dança, oficina de artesanato e cinema. O evento foi promovido pelos canais de TV ESPN e Disney em parceria com o Instituto Mpumalanga, de São Paulo e o Instituto Esporte Educação.

O objetivo da Caravana das Artes, voltada para a Educação, foi mobilizar professores a estimularem alunos a prática de atividades artísticas. A intenção foi garantir o direito dos estudantes de ter acesso as diversas linguagens artísticas existentes. Houve, ainda, o interesse de assegurar que os professores fossem capacitados para dar esse suporte aos estudantes.

Já a Caravana do Esporte capacitou profissionais educadores e de esporte e lazer partindo dos princípios de inclusão social. O objetivo foi orientar esses profissionais para a educação infantil e incluí-los em todas as atividades esportivas escolares. Foram oito miniestações esportivas para estimular a inclusão, sentido de coletividade e respeito ao próximo.

Para que o projeto atingisse esse público infanto-juvenil, o instituto Mpumalanga firmou parceria com as secretarias municipais de Educação (Seme), de Esporte e Lazer (Semesp) e de Cultura (Semcult) para a realização do evento.

Segundo dia de Caravana das Artes e do Esporte