Moradores conhecem as instalações da UPA de Flexal II

Na manhã deste sábado (24), os moradores de Flexal II puderam conferir o andamento das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, que têm previsão de entrega para novembro. A estrutura, que tem 2700 m², surpreendeu positivamente os visitantes.

lcv-3649Não tinha noção do tamanho dessa obra quando passava na rua. Tem muitos idosos aqui no bairro e sempre procuramos atendimento na unidade de Nova Canaã. Agora vai ficar bem melhor! Vai ser muito bom para os moradores ter atendimento aqui perto, principalmente para quem tem dificuldade de andar”, afirma a auxiliar de indústria Benedita Pereira dos Santos, moradora de Flexal II há 36 anos.

No dia 23 de setembro, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizaram uma visita técnica à unidade junto a lideranças comunitárias. Com o funcionamento da UPA de Flexal II, que tem capacidade para 10 mil atendimentos mensais, os moradores da região terão um acesso mais fácil ao serviço de saúde municipal de urgência e emergência. “O PA do Trevo foi construído para atender 20 mil pessoas por mês. Hoje, recebe mais de 30 mil pacientes mensalmente. Esperamos, ainda, ampliar o atendimento do PA de Bela Vista, na região de Rio Marinho, para contemplar ainda mais cidadãos”, descreve o vice-prefeito Bruno Polez.

lcv-3668O aposentado José Matias Sobrinho, que vive no bairro há 37 anos, foi visitar a UPA acompanhado da esposa Irani dos Santos Matias, do filho Admilson dos Santos Matias, e a netinha Gabriela Silva Matias, de 5 anos. Para José Matias, o novo equipamento é a realização de um sonho. “Moro aqui há 37 anos e lembro de quando tinha muito mato aqui nesse terreno. Agora parece um hospital! Não esperava essa estrutura toda. Depois que começar a funcionar, a população tem que ajudar a conservar e zelar por esse bem que será de todos”, destaca.

“A Upa de Flexal II deve começar a atender a população no início de 2017. Além da melhoria nos serviços, os benefícios da instalação da Unidade englobam também o crescimento econômico da região, com a valorização dos imóveis na localidade e nos bairros vizinhos”, destacai o secretário municipal de Saúde, Marcelo Machado.

Estrutura

A Unidade de Pronto Atendimento é um espaço intermediário entre as unidades de saúde e os hospitais. O local irá atender casos de urgência e emergência clínica, pediátrica e odontológica, em articulação com a atenção básica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as unidades hospitalares do Estado.

Os moradores vão contar com clínicos e pediatras em plantões 24h, todos os dias da semana. Os serviços de raio-x e exames laboratoriais, como os de sangue, fezes e urina também serão disponibilizados no local. A obra é custeada pelo Ministério da Saúde e está orçada em cerca de R$ 4 milhões.

A infraestrutura, a UPA terá capacidade de atender 10 mil pacientes por mês e atenderá, principalmente, os 27 bairros das Regiões 2, 8 e 9. A unidade contará com: sala de enfermagem, espaço para ambulância, guarita. Sala de gesso, raio-x, sala de curativo, sala de coleta, higienização, odontologia, consultórios, salas de classificação de risco, banheiros, sala de espera, recepção e banheiros. Já o primeiro pavimento terá sala de repouso masculino e feminino, sala de treinamento, sala de reunião, sala técnica, prontuário, administração, diretoria, refeitório, copa e banheiros.

Serviço:
UPA de Flexal II
Capacidade: até 10 mil pacientes por mês
Previsão: obra será entregue em novembro de 2016
Investimento: R$ 4 milhões (recursos do Governo Federal)