Mais de 600 mudas plantadas no novo parque ambiental em São Conrado

Uma manhã de domingo (18) alegre com centenas de famílias se divertindo, promovendo prática de vida saudável e também dando sua contribuição para a natureza. Esse foi o roteiro da inauguração do Parque Linear Municipal São Conrado, o primeiro de Cariacica, que contou com a participação maciça da comunidade, gestores públicos e do Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Todo mundo teve que remexer na terra, plantando mais de 600 mudas de árvores frutíferas e plantas ornamentais pelas encostas do parque. Acerola, ipê, entre outras espécies foram incluídas no parque, que já conta com  ipê-rosa, palmeira imperial, palmeira gerivá e grama natural.

img_2930-copiar

Secretário Claudio Denicoli plantou uma muda no Parque São Conrado e considerou o ato simbólico como um compromisso de que a população irá usufruir o parque de forma responsável



 

O secretário municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), Claudio Denicoli, lembrou que o plantio era um gesto simbólico de pertencimento e entrega dos moradores. "Este parque, idealizado e construído pela Semdec, com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, nasceu do esforço do poder público em transformar uma área degradada para melhor aproveitamento da população. A cidade que queremos é aquela onde podemos ocupar espaço com atividades culturais, de lazer, de esporte e de convivência. As plantas e árvores que estamos deixando aqui serão o nosso compromisso de que vamos cuidar desse parque, utilizando de forma sustentável para que possa ser compartilhado por todos", ressaltou.

img_2830-copiar

A presidente da Associação de Moradores de São Conrado, Maria Batista, agradeceu à Prefeitura de Cariacica pelo esforço e dedicação das secretarias em dar uma nova história à área, antes um lixão



A presidente da Associação de Moradores de São Conrado, Maria Batista, agradeceu à Prefeitura de Cariacica pelo esforço e dedicação das secretarias em dar uma nova história à área, que abriga as nascentes do bairro. "Esse espaço era um grande lixão o que nos envergonhava e também poluía as nossas águas. Estou muito feliz por todos os moradores pelo que a Prefeitura nos entrega hoje. Além da gente preservar o meio ambiente pois quanto mais planta melhor, a gente ganhou também uma área de caminhada para todos, adultos e crianças", destacou.

Elogios 

img_2916-copiar

O técnico em telefonia celular Rafael Nunes Betencourt, morador de Campo Grande, levou o filho João Miguel para plantar mudas no parque ambiental de São Conrado



Desbravadores e visitantes passaram a plantar as mudas ao longo das encostas do parque. A ação atraiu curiosos que também quiseram participar. O técnico em telefonia celular Rafael Nunes Betencourt, 36 anos, participa do Grupo Kerigma, do Clube de Jovens da Igreja Adventista Central de Campo Grande. Ele levou o filho, o pequeno João Miguel, para já ter, desde cedo, a sensação de contribuir com a ecologia. "Eu fiquei impressionado com um parque ambiental deste porte na cidade. Realmente, é uma grande novidade e pretendo vir aqui mais vezes com a família pois fica relativamente perto de onde eu moro", prometeu.

A desbravadora Rosilene Raimundo, do Grupo de Desbravadores de Mucuri, também ficou impressionada com o parque. Enquanto plantava uma muda de acerola, era só elogios. "A área é muito bonita e traz a sensação agradável que é estar perto da natureza. Eu não sabia que a cidade tinha um recanto tão especial e vai ser ótimo para quem mora por aqui poder aproveitar tudo isso", resumiu.

img_2964-copiar

Lúcia Barros (blusa preta), moradora de São Conrado, elogia o Parque Linear Municipal de São Conrado como área de lazer e de convívio para a população



A moradora Lúcia Barros garantiu que não vai mais sair do parque. "Finalmente teremos um local de lazer para a garotada e convívio com as famílias bem perto de casa. Sem contar o visual desses lagos. As mudas e plantas irão crescer e deixar tudo mais bonito", comemorou.

Atrações

Com uma área de 10.400 metros quadrados, o parque possui dois lagos, pista de caminhada de 650 metros, minipraça para eventos, bancos de pedra para contemplação e descanso, além de um projeto paisagístico que promoveu o plantio de mudas de ipê-rosa, palmeira imperial, palmeira gerivá e grama natural. A jardinagem envolveu uma área de 6 mil metros quadrados.  À medida que a vegetação ficar mais espessa atrairá naturalmente a fauna da região, como os saguis. Garças já são visitas constantes.

O investimento foi de R$ 256.843,88. O valor veio de uma compensação ambiental com uma empresa privada.

O cenário, que incentiva à atividade física ao ar livre, inspirou a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) a incluir o bairro dentro do programa “Ginástica para Todos”, com aulas de ginástica, toda segunda, quarta e sexta, às 17h.

Veja na galeria abaixo como foi a inauguração do Parque Linear Municipal de São Conrado.