Prefeitura de Cariacica recebe a visita do corredor e campeão paralímpico Daniel Mendes

img_3036-copiar

O campeão paralímpico Daniel Mendes chegou à Prefeitura de Cariacica no caminhão do Corpo de Bombeiros



O campeão paralímpico Daniel Mendes visitou a Prefeitura de Cariacica na noite desta segunda-feira (19). O corredor de 37 anos, que é cego, entrou para a história como o primeiro capixaba a conquistar uma medalha de ouro numa Paraolimpíada. Foi na prova de revezamento 4x100 metros rasos (categoria T11 - T13) na edição dos jogos no Rio de Janeiro. Mendes também subiu ao pódio, ganhando outra medalha, a de bronze, na corrida de 200 metros (categoria T11, a da deficiência visual total). Ele chegou numa carreata num caminhão do Corpo de Bombeiros, acompanhado da esposa, Tânia Volkers, de familiares, e do subsecretário de Estado de Esportes do Espírito Santo (Sesport), Fábio Luiz Magalhães.

img_3052-copiar

O campeão paralímpico Daniel Mendes foi recebido pelo secretário de Esporte e Lazer de Cariacica, Edvaldo Erlacher, no Palácio Municipal



Na sede do Palácio Municipal, o grupo foi recebido pelo secretário municipal de Esporte e Lazer de Cariacica (Semesp), Edvaldo Erlacher. "É uma honra e orgulho para a cidade receber um herói como Daniel Mendes, que prova que superação e persistência dão resultado seja nas provas de desporto e paradesporto. E também é um alerta para que o poder público não descuide de suas leis de incentivo para os atletas de forma geral", ressaltou. Ele lembrou que a Lei Municipal Horácio Carlos Rosa e a Bolsa Atleta já garantiram recursos de mais de R$ 40 mil a projetos com paratletas.

Mendes é de Nova Venécia mas fez questão de vir a Cariacica, depois da conquista dos Jogos do Rio, pois tem uma ligação afetiva com o município. "A família de minha esposa é de Alto Lage. Eu treinava em Vitória e complementava os treinos com fortalecimento muscular na academia de ginástica do meu cunhado, que fica neste bairro. Por causa da rotina das provas, hoje moramos em São Paulo, por lá estarmos próximos de um Centro de Treinamento Paraolímpico, mas não nos esquecemos daqui", explicou.  O campeão elogiou o trabalho da Semesp e pediu que o incentivo ao esporte não pare pois os Jogos Paraolímpicos, além da satisfação dos resultados vitoriosos, traz para a população a mensagem que todos podem praticar atividade física e se deixar apaixonar pelo esporte. "O importante é não ter algo que impeça as pessoas a terem contato com o esporte de uma forma geral", ressaltou.

Superação

Daniel Mendes, tem uma história de superação emocionante. Em 2002, quando trabalhava em  uma serralheria, sofreu um grave acidente e foi atingido por duas placas de mais de 700 kg. Mendes teve afundamento de crânio, face e perda total da visão. Após enfrentar várias cirurgias para reconstrução do rosto, se recuperou e entrou para o atletismo em 2005.

O atleta-guia de Mendes é Heitor de Oliveira Sales, que corre desde os 14 anos, e em 2006 passou a ser técnico no paradesporto. É parceiro de Mendes nas pistas desde 2012.

As duas medalhas conquistadas nos Jogos do Rio se juntam à de prata, que ele ganhou na corrida de 200 metros (categoria T11), em Londres 2012.